Voltar para a tela anterior.

Renato Oliveira reforça chamamento pela doação de sangue junto ao Hemocs

O vereador alertou que os estoques estão baixos, o que poderá prejudicar a realização de cirurgias


O chamamento pela doação de sangue, junto ao Hemocentro Regional de Caxias Do Sul (Hemocs), foi reforçado pelo vereador Renato Oliveira/PCdoB, na sessão ordinária desta quarta-feira (1º/06). O parlamentar alertou que os estoques estão muito baixos, o que, conforme apurado por ele junto aos órgãos de saúde, poderá prejudicar a realização de cirurgias.

De acordo com Renato, o momento tem que ser de união. “Além de doar, são feitos exames. O doador fica mais atualizado sobre o próprio estado de saúde”, observou. O comunista aproveitou para pedir atenção à vacinação contra a gripe.

Em apoio aos apelos do colega, o vereador Maurício Marcon/PODEMOS explicou que o sangue coletado tem vida útil de quatro dias. “São necessárias 1.200 bolsas de sangue por mês, para atender a população da região, de 1,3 milhão de habitantes. A estimativa é do (Hemocs). O hábito tem que ser contínuo. Havia tipos sanguíneos zerados no estoque”, detalhou.

Para o vereador Zé Dambrós/PSB, os próprios gabinetes parlamentares precisam colaborar nas doações de sangue. Cobrou que outros municípios da região também se engajem e não deixar a responsabilidade só com Caxias do Sul. Na mesma linha, manifestaram-se os vereadores tucanos Marisol Santos e Olmir Cadore.

01/06/2022 - 17:22
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo