Voltar para a tela anterior.

Caregnato apresenta respostas de perguntas referentes à educação municipal

Os questionamentos, feitos ao poder Executivo, de acordo com o parlamentar, demonstram os problemas que o município enfrenta


As respostas de um pedido de informação, referentes à área da educação de Caxias do Sul, foram apresentadas pelo vereador Lucas Caregnato/PT na sessão ordinária desta terça-feira (31/05).  O questionamento foi feito ao poder Executivo e aprovado no dia 12 de abril, em plenária. De acordo com o parlamentar, são perguntas referentes a problemas que o município vem enfrentando.

O legislador destacou algumas das respostas das 23 questões abordadas e, na concepção dele, caso as demandas não sejam solucionadas, os problemas na educação de Caxias podem aumentar. “Se não tivermos decisões e investimentos, o caos se instalará. Isso não vai acontecer no médio prazo, mas no próximo ano”, prevê o vereador.

Sobre o número de vagas atualmente ocupadas, o petista comunicou que são 12.653, divididas entre escolas de Educação Infantil com gestão compartilhada, escolas privadas com vagas compradas pelo município e em turmas de Educação Infantil de pré-escolas atendidas nas escolas municipais de Ensino Fundamental.

Segundo os dados, o município apresenta 5.160 crianças, de zero a três anos, à espera de vaga e não haveria previsão de incrementos para suprir essa necessidade.

Referentes às matriculas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), as respostas apresentam uma baixa no número de alunos, informou o petista. Em 2021, 209 alunos estavam estudando e, em 2022, apenas 91 estão presentes nas salas de aula. “É outro dado emblemático de uma modalidade que Caxias foi exemplo durante décadas e que está prestes a acabar. A EJA, em Caxias do Sul, vai acabar”, reclamou o legislador.

Entre outros assuntos dos questionamentos respondidos, estão: a disponibilidade de fonoaudiólogos, psicólogos e psicopedagogos na Secretaria Municipal da Educação para atender os alunos; o número de ausência de vagas para os alunos em cada região de Caxias do Sul; onde serão construídos novos espaços de ensino; e qual a estratégia do município para o atendimento das demandas apresentadas na educação.

  

 

 

31/05/2022 - 11:55
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Bruna Alves Giusti

Ir para o topo