Voltar para a tela anterior.

Hemocs precisa de doações de sangue com urgência

Roque Lorandi, diretor técnico da unidade caxiense, esteve no Legislativo para convidar vereadores e comunidade a serem doadores


O diretor técnico do Hemocentro de Caxias do Sul (Hemocs), Roque Lorandi, fez um forte chamado à população caxiense e da região: para que façam doação de sangue, pois as bolsas na unidade estão bastante reduzidas e até zeradas, o que dificulta o atendimento a pessoas que se encontram doentes ou hospitalizadas. O profissional esteve no Legislativo caxiense nesta terça-feira (31/05) e pediu auxílio da comunidade.

Para exemplificar a necessidade urgente da instituição, Lorandi mencionou a situação de dois tipos de sangue: O+, que o mínimo recomendado seria a unidade ter 105 bolsas e, na última segunda-feira (30/05), só havia 11 bolsas. Em relação ao A-, a realidade é pior: de um mínimo de 11 bolsas, o estoque estava zerado, ontem.

“Chega ao ponto de termos que escolher quem recebe o sangue porque temos tão pouco. Necessitamos de sangue porque daqui um pouco é um familiar que estará precisando”, ilustra o diretor, convidando a população a ser solidária e se deslocar até o Hemocs para efetuar doação.

Lorandi ressalta que o Hemocs atende a 49 municípios, incluindo Caxias. Essas cidades envolvem cerca de 1,2 milhão de habitantes, os quais acabam impactados pela carência de sangue e podem colaborar como doadores ou divulgando que o Hemocs precisa de sangue.

“Vivemos um fenômeno mundial de queda de doação de sangue. Em razão da pandemia da covid-19, o medo tem afastado as pessoas das doações.  Vencer esse fenômeno é um trabalho árduo, mas me parece que passa pela conscientização. E estar na mídia, divulgar nos veículos de comunicação, pode ajudar “, acredita o diretor.

Ao final da manifestação de Lorandi, a presidenta da Câmara Municipal de Caxias do Sul, parlamentar Denise Pessôa/PT, adiantou que a Casa está organizando mais uma campanha de doações de sangue. A vereadora também informou que programas serão produzidos no âmbito da TV Câmara para divulgar como as pessoas podem contribuir com o Hemocentro.

As doações de sangue no Hemocs ocorrem mediante agendamento pelo WhatsApp (54) 98418.8487. Para mais informações sobre quem tem possibilidade de doar sangue e como deve efetuar esse ato podem ser obtidas pelos fones fixos do Hemocentro: (54) 3290-4543 e 3290.4580. O Hemocs atende de segunda a sexta-feira, sem fechar ao meio-dia, das 8h às 17h; e aos sábados, das 8h até as 12h, na Rua Ernesto Alves, 2260, ao lado da UPA Central.

31/05/2022 - 10:31
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo