Voltar para a tela anterior.

Transporte escolar é pauta de reunião pública no Legislativo caxiense

Os motoristas de vans trouxeram reivindicações sobre as dificuldades enfrentadas no município de Caxias do Sul


A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto e Lazer (CECTICDL) realizou uma reunião pública durante a manhã desta segunda-feira (30/05), no plenário do Legislativo caxiense. O encontro teve como pauta o transporte escolar, em Caxias do Sul, e as dificuldades enfrentadas pelos donos das vans. Na ocasião, estavam presentes o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior, a diretora-geral da Secretaria da Educação (SMED), Sandra Kuhn, a assessora da pasta do transporte escola na 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Marlei Vianna, o chefe de gabinete do município, Cristiano Becker, e a secretária de Governo Municipal, Grégora Fortuna dos Passos.

O grupo parlamentar é presidido pelo vereador Wagner Petrini/PSB. Integrante da comissão, o vereador Adriano Bressan/PTB conduziu os trabalhos de hoje. O petebista afirmou que o debate contribui na busca por soluções que beneficiem a todos, incluindo os estudantes.

O secretário de Trânsito discorreu sobre a carência do transporte escolar que existe na cidade. “Tivemos uma baixa de 215 cadastros dessas empresas nos últimos anos, devido à pandemia”, assegurou Willenbring Júnior.

Já Sandra Kuhn, diretora-geral da SMED, enfatizou que o lugar das crianças é nas escolas. Para isso, na ótica dela, é preciso mais do que vagas. “Nós queremos todas as crianças na escola, bem atendidas. Para isso, é necessário que elas tenham transporte também”, declarou. Os demais presentes demonstraram apoio para solucionar os devidos problemas da cidade.

O vereador Velocino Uez/PTB, que também estava presente, solicitou ajustes nos horários das aulas das escolas municipais e estaduais para conciliar ambas as saídas.

Para realizar questionamentos em relação ao trânsito e a demais assuntos ligados ao transporte escolar, alguns motoristas de van estavam presentes ao Parlamento. Dentre as reivindicações, estiveram o preço dos combustíveis, os horários de saída das escolas, a segurança das crianças nas entradas da escola e abertura dos portões, a burocracia para cadastrar veículos novos. Ainda, alegaram que muitos pais não têm mandado seus filhos para as escolas por não possuírem condições financeiras para o transporte.

Além do vereador-presidente Wagner Petrini/PSB, integram a Comissão de Educação os vereadores Adriano Bressan/PTB, Lucas Caregnato/PT, Marisol Santos/PSDB e Ricardo Daneluz/PDT.

30/05/2022 - 13:53
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Ana Paula Rech

Ir para o topo