Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno revela local da nova sede da escola para surdos em Caxias do Sul

Município cederá área na Rua Plácido de Castro, e governo federal entrará com todos os recursos para obra e capacitação da equipe da Helen Keller


A mais importante notícia para a comunidade surda de Caxias do Sul e Região nos últimos anos foi trazida pelo vereador Rafael Bueno/PDT na sessão do Legislativo desta quarta-feira (18/05): a construção de uma nova escola para surdos, uma demanda de muito tempo. O aval que faltava para o governo federal garantir verbas para a obra que receberá a nova Escola Helen Keller foi dado pelo prefeito Adiló Didomenico: um terreno do município na Rua Plácido de Castro, próximo à Sociedade dos Surdos. O projeto será encaminhado ao Ministério da Educação (MEC) pela Secretaria Municipal da Educação. Bueno foi quem intermediou uma reunião entre representantes do MEC e da direção da Helen Keller com o prefeito Adiló, no começo do mês, quando tudo começou a ser encaminhado.

"Um sonho da comunidade surda, um sonho do meu mandato, que sempre foi pautado por causas como essa. Quando a gente vê todo um trabalho, que muitas vezes não aparece porque é feito nos bastidores, dar resultado na prática, nos motiva ainda mais e traz muita felicidade", enfatizou Bueno, emocionado, já que é autor de diversos projetos, nos últimos 10 anos, em defesa do direito dos surdos.

A boa notícia para a comunidade surda começou a ser articulada na manhã de 6 de maio. Diretores da área de Políticas Educacionais Bilíngue de Surdos, órgão vinculado ao MEC, visitaram a Escola Helen Keller e perceberam uma grande possibilidade de a escola sair de onde está, uma área cedida no bairro Cruzeiro, e ir para uma sede própria. Estiveram no gabinete do prefeito Adiló Didomenico a diretora do órgão, Crisiane Bezbazzi, e o assessor Abimael da Silva Pereira. Também compareceram, pela Helen Keller, Silvana Vencato, diretora do Ensino Médio, pelo Estado; e Natasha Perazzolo, diretora do Ensino Fundamental, pelo município. As duas unidades escolares funcionam no atual prédio, atendendo 54 surdos.

A nova escola deverá contar com mobiliários, equipamentos especiais, quadras, salas específicas e até mesmo piscina, apoio tecnológico e investimentos nos professores. Porém, é só com o documento escriturado de uma sede própria que a Helen Keller poderá receber efetivamente esse projeto. Enquanto estiver ocorrendo a mudança de local, o MEC se compromete a dar suporte pedagógico à escola, aos professores, aos alunos e aos demais funcionários.

Em seu pronunciamento, Bueno destacou sua atuação pela comunidade surda, desde inúmeros encaminhamentos por melhorias até projetos que se tornaram leis importantes e referência não apenas no Estado, mas no País. Pelo menos 20 pessoas, entre estudantes, professores, pais e cuidadores, estiveram no plenário e acompanharam a fala do vereador. Todos se emocionaram e agradeceram pelo empenho no encaminhamento do projeto. A coordenadora pedagógica da Helen Keller, Ana Terres, abraçou o vereador e resumiu o sentimento de todos. "É uma notícia maravilhosa, que esperávamos há muito tempo", disse.

Projetos - Rafael Bueno é autor do projeto de lei que autoriza a criação da Central de Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais e Guias intérpretes para surdo-cegos no município. Também instituiu a Semana Municipal de Libras e é autor da lei que obriga salas de cinema a manterem uma sessão por semana com intérpretes, assim como as salas de teatro. Também entregou o Título de Cidadã Emérita para Carilissa Dall’Alba, que é surda e uma referência nacional na área.

*Redator: Daniel Corrêa

18/05/2022 - 15:09
Gabinete do vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo