Voltar para a tela anterior.

Ocupação histórica da Maesa ocorre neste domingo, dia 22 de maio

Ação da UAB, prefeitura e Câmara de Vereadores contará com ampla feira, exposição, apresentações de música e teatro, além de visitação interna ao complexo, algo jamais realizado


Depois de vários anos sem movimentações populares no entorno da Maesa (complexo da antiga Metalúrgica Abramo Eberle, no bairro Exposição), um grande encontro está marcado para ocorrer no próximo domingo, dia 22 de maio, das 9h às 19h, com atividades de feira, artesanato, espaço cultural, doações e apresentações musicais, entre outros. Também serão feitas visitas guiadas em grupos no interior da Maesa, a partir das 14h. Se chover, o evento será adiado.

A ação está prevista para ocorrer na Rua Plácido de Castro, em frente ao complexo, a partir de uma parceria entre a União das Associações de Bairros (UAB), prefeitura e Câmara de Vereadores. Mais de 200 expositores estão confirmados na feira, segundo a UAB, entidade que teve a ideia do evento, chamado de "Maesa Cultural", que se soma à "A Maesa É Nossa". No Legislativo, existe uma Frente Parlamentar no Legislativo que trata do tema há anos, visando discutir os conceitos e ampliar os debates sobre a ocupação.

Presidente da Frente há três anos, Rafael Bueno comentou, na sessão ordinária desta terça-feira (17/05), que a UAB foi a "mãe" da luta pela obtenção do prédio da Maesa, cedido pelo Estado, mas também mencionou a importante participação da Câmara Municipal e do município durante todo o processo.

"A abertura da Maesa no próximo domingo vem ao encontro do que sempre procurei lutar, pela abertura do prédio para que a população possa se apropriar do que efetivamente é seu e o sonho da ocupação comece a se tornar realidade", comentou Bueno, também ressaltando a atuação do vereador Lucas Caregnato/PT no processo.

Bueno lembrou que, em 2015, fez uma indicação ao então prefeito Alceu Barbosa Velho/PDT para que a Rua Plácido de Castro, em frente à Maesa, fosse fechada para a população aos finais de semana, o que foi aceito e vem sendo executado. Exatamente como ocorrerá no próximo domingo, com a participação maciça da comunidade.

"Essa movimentação de domingo será um momento que entrará para a história de Caxias do Sul, estou muito feliz de ver um sonho coletivo se tornar realidade".

Para o presidente da UAB, Valdir Walter, e para a secretária municipal de Cultura, Aline Zilli, que participaram de reuniões preparatórias para o evento, a parceria trará ainda mais luz sobre a discussão em torno da ocupação da Maesa, já que a questão diz respeito a todos os caxienses.
 

17/05/2022 - 16:48
Gabinete do Vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo