Voltar para a tela anterior.

Prefeitura atende demandas de saúde da vereadora Tatiane Frizzo

Parlamentar havia encaminhado solicitação de Farmácia Itinerante e a implantação de Centro de Reabilitação Pós-Covid


A prefeitura de Caxias do Sul divulgou, nesta semana, que ampliará a Farmácia Itinerante para Forqueta, a partir de junho, e que vai inaugurar a Clínica Municipal de Reabilitação, na próxima terça-feira (17/05). As ações do Executivo fazem parte das solicitações que a vereadora Tatiane Frizzo/PSDB protocolou e encaminhou à administração municipal, por meio de indicação, em 2021.

Segundo a vereadora, a implementação do programa Farmácia Itinerante, no bairro Forqueta, tem o objetivo de facilitar o acesso das pessoas aos medicamentos, especialmente idosos, que possuem dificuldade de locomoção.

O serviço, que passará a ser ofertado na Unidade Básica de Saúde (UBS), é uma extensão da Farmácia Básica Municipal. O projeto oferta medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica, sujeitos a controle especial, pertencentes à Portaria 344/98, cuja receita fica retida na Farmácia. Durante a ação, uma farmacêutica se desloca até a UBS para fazer a dispensação de remédios que antes só podiam ser retirados na Farmácia Básica, junto ao Centro Especializado de Saúde (CES). O cronograma de atendimento é divulgado mensalmente, sendo que a comunidade deve ser atendida de uma a duas vezes ao mês.

Em relação à solicitação de um Centro de Reabilitação, a vereadora justificou que é necessário um espaço específico de recuperação das pessoas que tiveram Covid-19, devido as sequelas em decorrência da infecção. A indicação aborda ainda que a doença possui impacto funcional aos que se recuperaram, como, transtorno de estresse pós-traumático, ansiedade, fraqueza muscular e respiratória, dificuldade para ingestão alimentar, perda de peso e desnutrição, entre outras complicações.

Conforme a parlamentar, a ideia surgiu após a visita técnica que um grupo de vereadores caxienses realizou ao município de Chapecó/SC e ao Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG).

De acordo com a prefeitura, a Clínica Municipal de Reabilitação, terá foco inicial em atendimentos de fisioterapia e fonoaudiologia. O serviço vai funcionar no Centro Especializado de Saúde (CES). Em um primeiro momento, o atendimento será voltado a pessoas com sequelas pós-covid 19, doenças respiratórias crônicas, doenças musculoesqueléticas e sequelas de AVC, além dos pacientes pediátricos que já estão em atendimento no CES. O objetivo é ampliar gradativamente, com a oferta de atendimentos fisioterapêuticos em outras especialidades.

Na área de fonoaudiologia, que será centralizada na Clínica, serão ofertados 50 novos horários a mais por mês, número já ampliado em abril. Já em relação à fisioterapia o número vai dobrar: a Clínica vai proporcionar que os atendimentos mensais passem de cerca de 200 para 450, além dos que já são realizados em outros locais, como Centro Integrado de Saúde da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), Centro Clínico Universidade de Caxias do Sul (Ceclin) e clínicas conveniadas.

A indicação de um Centro de Reabilitação Pós-Covid foi protocolada em conjunto com os vereadores, Adriano Bressan/PTB, Alexandre Bortoluz/PP e Sandro Fantinel/PATRIOTA.

11/05/2022 - 10:41
Gabinete da vereadora Tatiane Frizzo - PSDB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo