Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno apela para que município não perca verba de escola para surdos

Ministério da Educação acenou com a possibilidade, mas prefeitura precisa ceder terreno para construção


Líder da bancada do PDT no Legislativo caxiense, o vereador Rafael Bueno assumiu a tribuna nesta terça-feira (10/06) e apelou para que o município não perca a chance de a cidade ter uma nova escola de surdos. A possibilidade surgiu após visita de dois representantes do Ministério da Educação (MEC) na Escola Helen Keller nesta sexta-feira (06/05). Após o vereador Bueno levou ambos para conversar com o prefeito Adiló Didomenico, que mostrou interesse por parte do município. Para que que o projeto saia do papel, a prefeitura precisa apresentar um documento escriturado de uma sede própria.

Atualmente, a Helen Keller funciona em um prédio cedido, no bairro Lourdes. Estiveram com o prefeito representantes da área de Políticas Educacionais Bilíngue de Surdos, órgão vinculado ao MEC, a diretora do órgão, Cristiane Bezbazzi, e o assessor Abymael da Silva Pereira. Pela Helen Keller, acompanharam a reunião Silvana Vencato, diretora do Ensino Médio, pelo Estado; e Natasha Perazzolo, diretora do Ensino Fundamental, pelo município. As duas unidades escolares funcionam no prédio, atendendo 54 surdos.

"O primeiro projeto nacional sobre o tema que realmente tratava de inclusão foi de minha autoria, “Legendas para quem não ouve, mas se emociona”. Isso para ter legendas adaptadas nas salas de cinemas e intérpretes nos teatros, pois só vamos permitir que todos tenham acessibilidade e acesso à cultura quando todos estiverem incluídos", comentou Bueno.

Para o pedetista, os surdos querem escolas próprias e com mais infraestrutura física e pedagógica, o que estaria contemplado no projeto do MEC. "A primeira língua deles é Libras e a segunda é o português. Mas para isso precisamos ter estrutura. O governo federal já tem o projeto pronto, vão oferecer toda a tecnologia com informatização, computadores, lousa digital e, inclusive, a formação de professores, sendo que os institutos federais vão dar essa capacitação. Não podemos perder a oportunidade da criação dessa escola em hipótese alguma"

10/05/2022 - 14:58
Gabinete do vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo