Voltar para a tela anterior.

Debatidos desafios e perspectivas das escolas estaduais de Caxias do Sul

Representantes de entidades estudantis e professores explanaram os problemas enfrentados diariamente


Os desafios e as perspectivas para o futuro da educação na rede estadual de Caxias do Sul estiveram em discussão na reunião pública desta segunda-feira (02/05), no Parlamento caxiense. Às 9h30min, a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo (CECTICDLT) recebeu alunos e representantes de entidades estudantis e de professores para a defesa das escolas.

O presidente da União Municipal de Estudantes (Umesc), Kaick Silva, explanou situações que vêm ocorrendo nas escolas estaduais de Caxias do Sul. Entre elas: dificuldade na utilização do transporte público coletivo, falta de professores, infraestrutura precária e verbas inexistentes. Na sua opinião, há um descaso de parte do Estado em relação à educação. “Nós somos o presente, não o futuro. Não adianta investir no futuro, se precisamos de educação agora”, afirmou.

Alejandro Guerrero, vice-presidente da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), comentou sobre os três principais direitos dos alunos na educação: acesso, aprendizado e continuação na escola. “Por quem a escola existe, se não por nós, estudantes?”, indagou.

A vice-diretora do Centro de Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS/Sindicato), Solange Carvalho, criticou os salários dos professores. De acordo com a vice-diretora, os salários não são reajustados desde 2014. A docente também lamentou a falta de estrutura e de logística e fez coro ao entendimento de que há um descaso do Estado do Rio Grande do Sul para com a educação.

Os vereadores Lucas Caregnato/PT e Wagner Petrini/PSB (presidente da comissão) salientaram a relevância de uma reunião pública como a que ocorreu nesta manhã, além de defenderem o debate permanente acerca do tema proposto.

Ao final, estudantes de escolas estaduais e presidentes de grêmios estudantis apontaram problemas em suas escolas, como furto de merenda, carência de professores, precariedade de estrutura e, até mesmo, assédio. Além do presidente Petrini, integram a CECTICDLT os vereadores Marisol Santos/PSDB, Adriano Bressan/PTB, Lucas Caregnato/PT, Wagner Petrini/PSB e Ricardo Daneluz Neto/PDT.

02/05/2022 - 15:00
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Ana Paula Rech

Ir para o topo