Voltar para a tela anterior.

Obras de ampliação do Hospital Geral devem ficar prontas em outubro

Atraso preocupa Rafael Bueno, presidente da Comissão de Saúde e da Frente Parlamentar, que acompanha os trabalhos


Na tarde desta quinta-feira (28/04), nove vereadores visitaram as obras de ampliação do Hospital Geral (HG). O convite partiu do vereador Rafael Bueno/PDT, que além de presidir a Comissão de Saúde do Legislativo comanda a Frente Parlamentar Em Defesa do Término das Obras de Ampliação do HG. Os parlamentares constataram que o andamento está lento, distante do que era previsto inicialmente.

Eles foram recebidos pelo diretor da instituição, Sandro Junqueira, que justificou que o atraso se deve à dificuldade de logística em razão da aquisição e entrega dos materiais de construção. A secretária municipal da Saúde, Daniela Meneguzzi, também participou e destacou a importância dos leitos para a saúde pública do município, assim como a titular da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde, Cláudia Daniel. A reforma no HG trará mais 118 leitos para a população de 49 municípios da Serra. A ampliação da capacidade assistencial será de 62%.

Para Bueno, a visita dos vereadores foi importante, justamente porque uma das funções do mandato é fiscalizar. Por isso, a transparência é fundamental.

"Cada vereador, cada bancada vem dando a sua contribuição, já que as emendas parlamentares conquistadas em Brasília mostram isso. Queremos, como comunidade, ver essa obra pronta e os 118 leitos funcionando a pleno", destacou Bueno.

Após a explanação do diretor, os vereadores visitaram as obras. Além do vereador Bueno, estiveram os parlamentares Tatiane Frizzo/PSDB, Renato Oliveira/PCdoB, Olmir Cadore/PSDB, Elisandro Fiuza/Republicanos, Zé Dambrós/PSB, Rose Frigeri/PT, Mauricio Scalco/Novo e Sandro Fantinel/Patriota.

Obra - O projeto de ampliação do HG foi iniciado em 2014, mas ficou paralisado de janeiro de 2017 a agosto de 2020, por falta de verbas. A ampliação vai expandir a capacidade assistencial, passando dos atuais 237 para 355 leitos (sendo 275 de internação e 80 de UTIs adulto, pediátrica e neonatal). Os 118 novos leitos são divididos em 87 novas vagas de internação e 31 de UTIs.

O cronograma das obras indica que o prédio de sete andares está na seguinte situação: segundo piso (onde estão as UTIs) entregue em julho, o terceiro e quarto piso, até setembro, e os demais até outubro. O andamento da obra pode ser acompanhado no site todospelogeral.com.br, onde também constam as orientações para doação por pessoas físicas e jurídicas.

*Redator: Daniel Corrêa

28/04/2022 - 16:31
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo