Voltar para a tela anterior.

Gremelmaier considera privilégio para Caxias sediar as Surdolimpíadas

O parlamentar, no entanto, cobrou do governo municipal uma maior divulgação do evento nos acessos à cidade


O vereador Felipe Gremelmaier/MDB, durante a plenária desta quarta-feira (27/04), voltou a considerar privilégio para Caxias do Sul sediar a 24ª edição das Surdolimpíadas. Ao mesmo tempo, o parlamentar cobrou da administração municipal uma maior divulgação do evento nos acessos à cidade. O emedebista também fez um breve histórico das origens da competição de caráter mundial.

As surdolimpíadas são um evento multidesportivo e internacional, organizado pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD – International Committee of Sports for the Deaf). A primeira vez que aconteceu foi em Paris, no ano de 1924, sendo o primeiro evento esportivo para pessoas com deficiência.

Neste ano de 2022, vai ocorrer em Caxias do Sul, no período de 1º a 15 de maio. Na opinião de Gremelmaier, é uma iniciativa que vai movimentar o turismo e a economia local e regional. Em termos de empregos, por exemplo, na parte de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) deverá faltar profissionais, observa o legislador, acrescentando a relevância do evento para a inclusão de surdos.

“Há diferenças em relação às olimpíadas tradicionais, onde os atletas ficam concentrados num espaço. Nas Surdolimpíadas, os participantes circulam pela cidade e isso é de grande importância, inclusive, financeira para o município”, analisa o emedebista, elogiando também os organizadores.   

Entretanto, o vereador avalia ser necessária uma maior divulgação estética pela cidade, para que moradores se apropriem e ajudem a recepcionar os visitantes. “Quem entra em Caxias ou quem mora aqui não sabe que vai ter Surdolimpíadas. E essa é uma divulgação que precisa ser de governo”, compreende o parlamentar.

De acordo com Gremelmaier, mais de 5,7 mil atletas estarão ocupando leitos de 53 hotéis da região, além da participação de 530 árbitros e 400 voluntários. “Talvez seja o maior evento esportivo que uma cidade do interior receba e talvez nunca retorne, pois veio da Europa e, depois daqui, vai para o Japão”, explica.

Em Caxias, estarão representados 78 países, sendo a maior delegação a da Ucrânia, informou o emedebista, valorizando essa presença, na medida que a nação vive uma guerra atualmente por conta de uma ofensiva da Rússia.

Em aparte, o vereador Maurício Scalco/NOVO afirmou que o município está perdendo a oportunidade de estimular negócios no presente e em termos futuros. Já Sandro Fantinel/PATRIOTA elogiou Gremelmaier por promover o esporte, em especial, atualmente, as Surdolimpíadas. Para exemplificar, o emedebista esteve na tribuna, hoje, vestindo uma camiseta com estampa referente à competição.

Saiba mais em: https://www.deaflympics2021.com/pt/history/

27/04/2022 - 13:20
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo