Voltar para a tela anterior.

Rotary Club tem espaço na Tribuna livre desta quarta-feira

Representando o grupo, Nelço Tesser apresentou e explanou as conquistas do clube centenário pelo mundo


A Tribuna Livre desta quarta-feira (27/04) contou com a presença do representante do Rotary Club de Caxias do Sul, Nelço Tesser, para divulgar os serviços e trabalhos realizados pela associação. O Rotary Club é uma rede global de líderes, amigos ou vizinhos que buscam construir mudanças para a sociedade. É responsável por diversas ações ao redor do mundo, como combate de doenças, fornecimento de água limpa e saneamento, educação, saúde e desenvolvimento econômico.

A missão do Rotary Internacional é servir ao próximo, difundir a integridade, promover a boa vontade, a paz e a compreensão mundial, por meio da consolidação de boas relações entre líderes profissionais, empresariais e comunitários. A visão do grupo, conforme Tesser, é de que “juntos, fazemos um mundo onde as pessoas se unem e atuam em ações para causar mudanças duradouras em si mesmos e em suas comunidades”.

A entidade foi criada por Paul Percy Harris no ano de 1905, nos Estados Unidos. O objetivo principal era unir empresários da época para compartilhar experiências e debater problemas da sociedade. A associação conta com mais de 36 mil clubes pelo mundo, com mais de 1 milhão de associados. Só no Brasil existem 2.364 grupos distribuídos em 31 distritos. Caxias do Sul faz parte do distrito n° 4700, que engloba 59 clubes e mais de 1600 associados. No município, existem cinco clubes: o Rotary Club - 84 anos (o mais antigo), Ana Rech, Cinquentenário, Pérola das Colônias e Imigrante.

O Rotary Club mundial já realizou diversos feitos importantes pelo mundo, como a erradicação da Poliomielite, informou o dirigente. Junto com o governo, secretarias e órgãos de saúde ajudaram a imunizar mais de 2,5 bilhões de crianças contra a paralisia infantil em 122 países. Um dos grandes parceiros da causa é a fundação Bill e Melinda Gates, gerando, por ano, uma média de 150 bilhões de dólares.

Nelço ainda apresentou a Fundação Rotária, um fundo que financia as ações do clube. A fundação permite que a associação realize dois tipos de projetos: distritais – que acontecem dentro do distrito com administração local; e projetos globais. Para esses, obrigatoriamente, é necessária a participação de dois distritos do mundo e o investimento mínimo é 30 mil dólares.

A fundação já investiu mais de 700 milhões de dólares em programas contra Poliomielite, subsídios globais, distritais e de desastres e em Centros Rotary pela Paz. Anualmente, são 2,9 bilhões de dólares para o fundo anual, e mais de 414,3 milhões para fundo de doação. Entre essas e outras ações, chega-se a mais de 5 bilhões de dólares no total.

Alguns vereadores se manifestaram no espaço para lideranças. Olmir Cadore/PSDB homenageou e ressaltou o exemplo e a referência do Rotary club no mundo e agradeceu as ações do grupo em Caxias. Felipe Gremelmaier/MDB saudou Nelço e comentou que já tinha sugerido espaço da Câmara para divulgar o clube e agradeceu a dedicação dos associados.

Adriano Bressan/PTB também elogiou a presença de jovens na plateia. Ricardo Daneluz/PDT ressaltou as ações entre os órgãos e empresários. Por fim, Sandro Fantinel/PATRIOTA enalteceu a apresentação e o trabalho das equipes do Rotary Club e avaliou necessário que empresas e grupos realizem projetos para a sociedade, compartilhando seus feitos.

27/04/2022 - 11:25
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Manuelli Luise Boschetti

Ir para o topo