Voltar para a tela anterior.

Câmara Municipal lança o projeto “Nosso voto, nossa voz” em painel com especialistas

Uma iniciativa da Escola do Legislativo da Casa, ela prevê a divulgação de vídeos didáticos


O projeto “Nosso voto, nossa voz”, da Câmara Municipal de Caxias do Sul, foi oficialmente lançado em painel da Escola do Legislativo, realizado na noite desta terça-feira (26/04), no plenário da Casa. A condução dos trabalhos coube a presidenta do Parlamento, vereadora Denise Pessôa, e à diretora da escola, vereadora Marisol Santos. Especialistas debateram os papéis da democracia e do voto. As eleições gerais deste ano serão nos dias 2 (1º turno) e 30 de outubro (2º turno, onde houver).

De acordo com a presidenta da Câmara, iniciativas como a de hoje fortalecem o sistema democrático e aprimoram a participação da comunidade, no processo. A vereadora Denise apoiou esforços por eleições limpas, a partir do voto responsável.

Presente à abertura das atividades, o prefeito municipal, Adiló Didomenico, acredita que, diante do número de candidatos em cada pleito, não se concebem mais votos brancos e nulos. Defendeu que, além da cota de 30% para mulheres, nas candidaturas, a reserva dessa fatia se repetisse nos próprios cargos eletivos.

Presidente da subseção Caxias do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Caxias), Ana Carla Furlan considerou positiva toda ação que fizer frente à desinformação. Para ela, o exercício cidadão precisa estar cercado de consciência.

A diretora da Escola do Legislativo caxiense explicou o projeto em si, que possui mais de 30 vídeos, organizados em seis módulos, dentro de alguns tópicos, tais como: democracia, voto consciente, voto e cidadania, condutas vedadas, mulher na política, etc. Conforme a vereadora Marisol, as inserções apresentam curta duração e uma linguagem didática, a partir da visão de especialistas no assunto. As publicações acontecem na grade de programação da TV Câmara Caxias (canal 16 da Claro/NET) e nas redes sociais do Parlamento.

Em seguida, falaram os dois palestrantes da noite: Jorge Luís Dall’Agnol, desembargador do Tribunal de Justiça (TJ) do RS e diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-RS, e Elaine Harzheim Macedo, desembargadora aposentada do TJ/RS.

À luz do tema “Combate da desinformação nas eleições de 2022: desafios e perspectivas”, o desembargador foi o primeiro a usar a palavra. Jorge Luís destacou que, numa sociedade interconectada, é difícil discriminar o homem da máquina. Referiu que, em 2017, o Instituto Tecnológico de Massachusetts constatou que 70% das informações das redes sociais são falsas. “Esses números triplicam quando a matéria veiculada apresenta natureza política. O fator humano aumenta a profusão de informações falsas, até porque muitos se baseiam no título, não leem o corpo da notícia e já a compartilham. Só que, ao saberem que a notícia não é verídica, contraditoriamente, ajudam a difundi-la, ainda mais”, observou.

Coube à desembargadora aposentada tratar de “Sistema proporcional nos parlamentos brasileiros e a fidelidade partidária: a democracia representativa entre o individual e o coletivo”. Para Elaine, a democracia se organiza em representação, deliberação e participação. Ponderou que, aos interesses individuais, sempre prevaleçam os coletivos. Defendeu o protagonismo dos partidos na vida comunitária.

O projeto “Nosso voto, nossa voz”

A iniciativa conta com seis módulos, a fim de provocar debates sobre temas importantes das eleições para a comunidade. O material irá ao ar até o mês de setembro, nos canais de comunicação da Câmara Municipal e das instituições parceiras.

Os vídeos são entrevistas com especialistas do assunto, produzidas pela TV Câmara Caxias (canal 16 da Claro/NET) e pela Escola do Legislativo, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o Instituto Gaúcho de Direito Eleitoral (Igade), a Ordem dos Advogados do Brasil seccional Caxias do Sul (OAB/Caxias) e instituições de Ensino Superior da cidade.

26/04/2022 - 22:23
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo