Voltar para a tela anterior.

Legislativo recebe exposição de economia solidária nesta terça-feira

1ª Mostra de Economia Solidária de Caxias do Sul irá contemplar o Espaço Cultural Mário Crosa com produtos de artesãos e comerciantes locais até o próximo dia 4 de maio


A Câmara Municipal é palco de mais uma exposição artística a partir desta terça-feira (19/04). A 1ª Mostra de Economia Solidária de Caxias do Sul irá contemplar o Espaço Cultural Mário Crosa com produtos de artesãos, costureiros e comerciantes locais até o próximo dia 4 de maio no subsolo do Legislativo (Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição).

A economia solidária consiste, basicamente, na organização das atividades econômicas em autogestão e cooperação, buscando estimular o comércio local, a produção sustentável e o consumo responsável, em alternativa a competitividade e produção em massa.

Nesse sentido, a iniciativa, amparada pelo Fórum Municipal de Economia Solidária, reúne produtos artesanais das mais variadas espécies. Os visitantes podem conferir peças de crochê e macramê, roupas, telas, esculturas, artefatos de epóxi, e outras dezenas de itens de 12 pequenos empreendimentos da região.

Para a organizadora da exposição e uma das coordenadoras do Fórum Municipal de Economia Solidaria, Luzia Dinnebier, se trata de uma oportunidade para dar maior visibilidade ao programa, e consequentemente aos empreendedores, frente às dificuldades do ramo. “Participamos de feiras estaduais, municipais. Estamos sempre elevando esses empreendimentos para que haja a comercialização. São produtos de ótima qualidade”, destaca Luzia.

A sustentabilidade e a diversidade são alguns dos pontos fortes da exposição e das atividades de economia solidária. Ela conta que a mostra exibe peças que reutilizam materiais como jeans e tampinhas de plástico, além de elencar itens de variadas culturas e conhecimentos. “Há um trabalho de produção, comercialização e consumo conscientes, com reaproveitamento de materiais. Há um foco na sustentabilidade”, explica.

Ainda conforme Luzia, as produções manuais também têm papel importante na autoestima e bem-estar. “Posso te citar vários empreendedores que nos relataram que estavam deprimidos e conseguiram, através do artesanato, encontrar uma forma de se sentir bem, de colocar o seu talento em prática”, afirma a organizadora.

A 1ª Mostra de Economia Solidária de Caxias do Sul fica disponível de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 17h.

19/04/2022 - 17:04
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Gabriel Lain - MTE 14.885
Redator(a): Luca Roth

Para a organizadora da exposição e uma das coordenadoras do Fórum Municipal de Economia Solidaria, Luzia Dinnebier, se trata de uma oportunidade para dar maior visibilidade ao programa, e consequentemente aos empreendedores, frente às dificuldades do ramo

Para a organizadora da exposição e uma das coordenadoras do Fórum Municipal de Economia Solidaria, Luzia Dinnebier, se trata de uma oportunidade para dar maior visibilidade ao programa, e consequentemente aos empreendedores, frente às dificuldades do ramo

Crédito: Divulgação


Últimas Notícias

Imagens da 491ª Sessão Ordinária - XVIII Legislatura


Vereador Lucas Diel representa a Câmara de vereadores na Inauguração da Nova Loja do Via Atacadista em Caxias do Sul


Imagens da 490ª Sessão Ordinária - XVIII Legislatura


Bombeiros Voluntários da Rota do Sol divulgam trabalho na sessão ordinária do Legislativo


Parlamentares aprovam Festa Campeira do Centro de Tradições Gaúchas Capão do Vento


Ir para o topo