Voltar para a tela anterior.

Marisol Santos destaca serviço de acolhimento da FAS

A vereadora falou sobre o programa, que integra famílias e jovens afastados de situações de vulnerabilidade familiar


O Serviço Família Acolhedora foi pauta no grande expediente da vereadora Marisol Santos/PSDB. O programa, trabalhado pela Fundação de Assistência Social (FAS), consiste na oferta de um lar temporário e acolhedor para jovens de 0 a 18 anos de idade, afastados de suas famílias. A parlamentar apresentou e explicou o funcionamento do programa e convidou os presentes a divulgarem a ação.

Marisol explica que o programa é a ponte entre jovens que aguardam a tramitação de processos e pessoas dispostas a acolher e cuidar temporariamente dessas crianças e adolescentes. Para sanar possíveis dúvidas, a tucana apresentou um vídeo gravado por sua equipe com a coordenadora do projeto, Ingrid Bays, que salientou os principais pontos para o acolhimento. Segundo ela, o serviço Família Acolhedora é prioridade no encaminhamento dos casos de afastamento. Esclarece que a família acolhedora tem que estar aberta a cuidar e se responsabilizar pelo menor, pelo período de 18 meses, e preencher alguns critérios.

A seleção das famílias é aberta às diversas configurações existentes, mas é necessário preencher alguns requisitos, como ter, no mínimo, 21 anos de idade, residir há, pelo menos, dois anos, no município, e não estar cadastrado no sistema nacional de adoção, assim como não ter antecedentes criminais ou comprometimento psiquiátrico ou com drogas.

Para as famílias compostas por mais de uma pessoa, é necessária a concordância de todos os membros da família, ter, pelo menos, um integrante com renda comprovada e permitir futuras visitas técnicas. A partir do cadastro, é realizado um processo de habilitação, com etapas de capacitação, análise de documentos, visitas domiciliares e da equipe técnica. Os integrantes passam a ser responsáveis por todos os encaminhamentos da criança a partir do acolhimento, além de receber um salário mínimo para ajudar nas despesas.

A vereadora Marisol salientou a eficiência no atendimento das instituições de acolhimento, mas que a convivência desses jovens com lares e famílias estruturadas ainda é muito importante. Para os interessados, a FAS está realizando o cadastramento de famílias. Para mais informações, ligue (54) 99198.6784 / (54) 98425.0425, acesse familiaacolhedora@fas.caxias.rs.gov.br ou @familiaacolhedoracaxiasdosul. O atendimento presencial é realizado no endereço Rua Os Dezoito do Forte, 422, Bairro Lourdes.

14/04/2022 - 14:29
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Manuelli Luise Boschetti

Ir para o topo