Voltar para a tela anterior.

Marcon questiona contribuições sindicais

De acordo com o parlamentar, os valores cobrados são inadequados


Taxas sindicais cobradas nas folhas de pagamento dos trabalhadores da indústria de Caxias do Sul foram questionadas pelo vereador Mauricio Marcon/PODEMOS, na sessão ordinária desta quinta-feira (07/04). De acordo com o legislador, os valores que estão sendo descontados são inadequados e não levam em consideração a vontade dos funcionários.

O parlamentar apresentou fotos de comprovantes salariais, disponibilizados pelos próprios metalúrgicos, que comunicaram o desconto para a contribuição assistencial e confederativa. Marcon lembrou que outras situações semelhantes ocorreram no início de 2022 e que o Ministério Público foi contatado.

“A lei é clara, qualquer cobrança na folha de pagamento de um metalúrgico, ou de qualquer funcionário, é necessário que esse sinalize que quer ter esse desconto, ou que ele tenha a possibilidade de fazer oposição”, salientou o legislador.   

Ainda de acordo com Marcon, os relatos feitos pelos trabalhadores informam que o documento que solicita a isenção da cobrança foi enviado para o Sindicato dos Metalúrgicos, entretanto, o valor permaneceu sendo descontado.

07/04/2022 - 12:12
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Gabriel Lain - MTE 14.885
Redator(a): Bruna Alves Giusti

Ir para o topo