Voltar para a tela anterior.

Vereadores compõe comitiva em audiência na SEDUC

Parlamentares, juntamente com o deputado Carlos Búrigo e representantes do Rizzo e Forqueta fazem pedidos para escolas da região oeste de Caxias


Na tarde desta quarta-feira (30/03), os vereadores Gladis Frizzo/MDB, Tatiane Frizzo/PSDB e Wagner Petrini/PSB que preside a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto e Lazer (CECTICDL) do Legislativo caxiense estiveram em Porto Alegre para uma audiência com o diretor-geral da Secretaria de Educação do RS, Guilherme Corte.

A reunião também contou com as presenças do deputado estadual Carlos Búrigo/MDB, da coordenadora regional de educação – 4ª CRE, Viviani Devalle, representantes da AMOB Forqueta, Calixto Felizari (presidente) e Marejane Hoffmane (coordenadora de educação) e de mães de alunos da Escola Alexandre Zattera, senhoras Elidiane Prigol e Karina da Rosa.

Um dos principais objetivos do encontro era solicitar o andamento do processo para a contratação de obras de recuperação e construção de bens da Escola Estadual de Ensino Médio Alexandre Zattera, no Desvio Rizzo, que atualmente está com diversos problemas de infraestrutura como telhado com infiltrações, problemas na fiação elétrica, vigas de sustentação e paredes com rachaduras e os alunos tendo que acessar a escola por uma única porta de cerca de 90cm são alguns dos graves problemas.

Na ocasião foi exposto o medo diário dos professores e pais sobre o perigo de incêndio ou de um grave acidente no local. Outro problema levantado foi a falta de professores, especialmente das matérias de português e matemática.

A comitiva caxiense também falou sobre a Escola Estadual de Ensino Médio José Generosi, em Forqueta, que busca a permanência do ensino noturno. Muitos movimentos, inclusive abaixo-assinados, tem sido feitos pela comunidade para a manutenção dessa opção de estudo, visto que essa é uma importante conquista para aquela área da cidade.

O diretor-geral da Secretaria de Educação do RS, Guilherme Corte, ouviu atentamente todas as reivindicações. No caso da Escola Alexandre Zattera, entendeu a necessidade de intervenção breve no local e se comprometeu a colocar o processo de forma prioritária, seguindo, é claro, todos os trâmites legais.

Já o caso da Escola José Generosi foi explicado por Conte que é preciso que haja demanda para a manutenção das turmas, caso que não houve esse ano, de acordo com a lista de interessados apresentada. No entanto, fica mantida a homologação do ensino médio em Forqueta, onde poderão ser abertas novas turmas assim que a demanda de alunos retornar.

Os vereadores se mostraram satisfeitos com a reunião. O presidente da CECTICDL, vereador Wagner Petrini salientou que a comunidade do Desvio Rizzo está unida para viabilizar as reformas que a Escola Alexandre Zattera precisa. “Eu e a vereadora Gladis, que somos da região, vamos fazer o possível para que isso aconteça. Aproveitamos a oportunidade para mostrar a necessidade do retorno do turno da noite na escola José Generosi, em Forqueta, lá tem demanda de alunos, precisamos que isso seja revisto".

Já a vereadora Tatiane Frizzo avaliou que encontro foi muito importante para colocar as situações vivenciadas pela comunidade escolar. “Houve o comprometimento por parte da SEDUC de, se houver um aumento de alunos, rever a abertura do noturno. Também cobrei questões estruturais, como a situação dos banheiros e do muro da Escola José Generosi”.

A vereadora Gladis achou positiva a ida a capital. “A união sempre faz a força! Hoje conseguimos reunir todos os interessados e saímos da reunião com encaminhamentos positivos”, afirma.

(Redação Vanessa Iolanda/Assessoria Vereadora Gladis Frizzo/MDB)

31/03/2022 - 14:43
Assessoria da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo