Voltar para a tela anterior.

Médico Luciano Neto Santos poderá receber o título de Cidadão Caxiense

O projeto de decreto legislativo, assinado por 14 parlamentares, foi apreciado em primeira discussão na manhã de hoje, e retornará em breve para votação


Foi apreciado em primeira discussão, na plenária desta quinta-feira (31/03), o projeto de decreto legislativo 3/2022, que concede o título de Cidadão Caxiense ao médico Luciano Neto Santos. A proposta, assinada por 14 parlamentares, justifica a homenagem pela contribuição de Luciano à comunidade de Caxias do Sul. Em breve, o texto volta para segunda discussão e votação.

Homenageado

Luciano nasceu em 2 de janeiro de 1969, a quase 200 quilômetros de Caxias do Sul, no município de Osório. Até os 12 anos, cresceu ao lado dos pais e dos irmãos, quando, aos 13 anos, iniciou o seu período de internato, em uma escola estadual local, para cursar o Técnico em Agropecuária. Ainda na adolescência, realizou estágio profissionalizante de agrotécnico, no Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) daquele local, e conduziu programa de rádio sobre agricultura.

Veio a Caxias em 1988, para cursar Medicina, após passar no vestibular da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Participou de movimentos comunitários, como o de erradicação à verminose, promovido pela Prefeitura Municipal, e do programa de atendimento voluntário extracurricular a pessoas em vulnerabilidade social dos bairros Santa Fé e Vila Ipê.

Anos mais tarde, se tornou especialista em cirurgia geral e bariátrica, e formado em endoscopia digestiva. Realizou plantões presenciais e de sobreaviso em hospitais da cidade e no antigo Postão. Nos anos 2000, começou a atender os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), como supervisor geral.

Manteve-se à disposição 24 horas por dia na área de cirurgia e endoscopia digestiva, chegando a realizar 120 horas de plantão durante uma semana, o que corresponde a 5 de 7 dias ininterruptos. Fundou o Instituto Luciano Santos, que recebe jovens cirurgiões do município, do estado e também de outros lugares, apresentando seus protocolos e resultados para que sejam utilizados nas suas cidades de origem.

Atualmente é diretor médico do Centro de Tratamento Avançado da Obesidade (CENTROBESI), e diretor da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) - Capítulo RS. Recentemente, foi eleito presidente da Associação Médica de Caxias do Sul (AMECS), com o intuito de balizar o associativismo médico, defendendo o trabalho da classe em alto desempenho e os ideais da medicina.

31/03/2022 - 11:58
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Luca Roth

Ir para o topo