Voltar para a tela anterior.

Bortoluz cobra o chamamento de mais guardas municipais

O parlamentar demonstrou grande preocupação com o tema 


Nesta quinta-feira (24/03), o vereador-presidente da Comissão de Segurança Pública e Proteção Social (CSPPS), Alexandre Bortoluz, o Bortola/PP, manifestou-se em declaração de líder, cobrando o chamamento de mais guardas municipais para compor o efetivo da Guarda Municipal de Caxias do Sul.

“Nós estamos batendo na tecla desde o início do ano passado. O concurso já faz um tempo que está aberto, é só fazer o chamamento. Vão chamar… recebi a informação ontem… até a comissão dos aprovados me procurou ontem… vão chamar trinta novos guardas municipais em 1º de junho. Por que é que já não chamam quarenta? O valor de formar esses guardas municipais é o mesmo. […]  Temos que chamar guardas municipais logo! Por quê? Porque eles passam por um processo, um curso de formação. Vai chamar em junho? Eles vão ficar pronto quando pra serviço? […] Em dezembro, pensando positivamente, se tudo transcorrer dentro da normalidade. Ou seja, o ano que vem. O ano que vem vamos ter novos guardas municipais. E o ano que vem já se passaram dois anos de governo. E a gente pede, pede, pede, sempre postergando [o governo municipal], empurrando com a barriga. É complexo isso aí. A gente precisa de guardas municipais. A gente precisa renovar o efetivo. A gente precisa aumentar o efetivo que está em grande defasagem. […] O efetivo é muito velho e tá chegando perto da aposentadoria, e cada vez baixa mais o efetivo”, salientou o parlamentar na sessão ordinária, com grande preocupação.

Bortoluz ainda abordou temas pendentes, como a regulamentação, pelo Município, da Lei Federal nº 13.022/2014 (Estatuto Geral da Guarda Municipal) e a equiparação salarial dos guardas municipais (haja vista a existência de três cargos dentro da GM de Caxias do Sul: vigilante, guarda municipal e guarda civil municipal, em que todos exercem as mesmas atividades e recebem salários distintos).

Apoiaram a manifestação, em aparte, os vereadores Sandro Fantinel/PATRIOTA e Estela Balardin/PT. Ela enfatizou a necessidade de efetivo para compor, inclusive, a patrulha Maria da Penha.

A íntegra da manifestação pode ser acompanhada clicando aqui.

24/03/2022 - 12:54
Gabinete Vereador Alexandre Bortoluz/PP
As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo