Voltar para a tela anterior.

Caregnato cobra de concessionárias cuidados com a fiação aérea

O parlamentar protocolou um projeto que sugere a padronização do alinhamento de fios e pediu fiscalização por parte da prefeitura em relação a empresas que os instalam


Fios soltos pelas ruas de Caxias do Sul têm sido motivo de reclamações da comunidade e de preocupação para o vereador Lucas Caregnato/PT, que se manifestou a respeito do assunto durante o grande expediente da plenária desta quarta-feira (23/03). Os riscos de acidentes que podem provocar principalmente aos pedestres motivam as críticas e cobranças do parlamentar em relação a uma maior fiscalização por parte do município.

“Esse assunto já foi tratado pelo vereador De Camillis, em reunião pública, onde destacou-se a necessidade de as concessionárias fazerem uma limpeza dos fios soltos, mas nada disso avançou. Recebo direto demandas de Associação de Moradores. As lideranças ligam para a RGE (Rio Grande Energia) e empresas de telefonia e a situação não se resolve. É inadmissível”, criticou o vereador.

Para ilustrar o perigo que as estruturas deficitárias de postes e fiação de luz ou telefonia podem gerar pelas vias da cidade, o petista apresentou dados do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Conforme o parlamentar, pesquisa divulgada em janeiro pelo Idec com base em dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) revelam que, no Brasil, mais de 8,5 mil pessoas se acidentaram e 2.892 morreram, entre 2008 e 2018, por causa de acidentes com fios elétricos, excluindo desse total os acidentes de trabalho com funcionários das distribuidoras.

Para ampliar o debate e buscar soluções ao problema, Caregnato informou que protocolou um projeto sugerindo a padronização do alinhamento de fios e pediu fiscalização por parte da prefeitura em relação a empresas que os instalam.

Em aparte, o socialista Gilfredo De Camillis recordou que a equipe da RGE informou a existência de 33 empresas de telefonia instalando fios, sendo que 17 são identificadas e 16 não identificadas, o que acaba sendo uma dificuldade para cobrar os consertos. O parlamentar disse que já indicou à prefeitura fazer uma operação limpa poste, como ocorreu em Porto Alegre, mas, até agora não houve evolução.

 

Nomeação de CC

Outro assunto abordado por Lucas Caregnato na sessão foi sobre nomeação do ex-vereador Renato Nunes como cargo em comissão (CC) da prefeitura.  O petista disse que essa notícia lhe surpreendeu, tendo em vista que Nunes foi secretário municipal da Habitação na gestão do ex-prefeito Daniel Guerra/PRB (2017-2019), a qual recebeu muitas críticas do então vereador e hoje prefeito Adiló Didomenico/PSDB.

Caregnato questionou o fato de Nunes estar lotado no Gabinete do Prefeito para atuação junto ao Conselho Tutelar. “Nessa função, não deveria ter um gestor ou um CC lotado na FAS (Fundação de Assistência Social)?”, indagou, demonstrando receio que essa contratação seja “prenúncio de uma sopa de letrinhas” na administração municipal.

Seguindo no assunto, o parlamentar Felipe Gremelmaier/MDB disse não ter entendido essa decisão do atual chefe do Executivo caxiense. “É emblemático ter o líder do governo Guerra dentro de seu governo”, afirmou o emedebista, direcionando-se a Didomenico, mesmo que a distância.

23/03/2022 - 12:24
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo