Voltar para a tela anterior.

Meios para ocupação e gestão da Maesa ganham destaque em audiência pública

Debate promovido pela Frente Parlamentar ‘A Maesa é Nossa’ contou com manifestações do secretariado municipal, vereadores, lideranças locais e comunidade


Na tarde desta terça-feira (22/03), a Frente Parlamentar ‘A Maesa é Nossa’ promoveu sua primeira audiência pública do ano para debater a viabilidade da ocupação e gestão do complexo Maesa, localizado na Rua Plácido de Castro, bairro Exposição. Conduzido pelo vereador Rafael Bueno/PDT, o encontro recebeu esclarecimentos do secretariado municipal e manifestações de vereadores, lideranças locais e comunidade, que ocupou o Plenário da Câmara Municipal. “As pessoas têm ânsia de debater o tema da Maesa. É um tema que requer investimento. Estamos falando de uma estrutura de 33 mil metros quadrados, no Centro da cidade. É o coração da cultura de Caxias”, salientou o presidente da Frente, Rafael Bueno.

À frente do poder Executivo na tarde de hoje, a secretária do Planejamento (SEPLAN), Margarete Bender, lembrou que, ao repassar o Complexo da Maesa ao município, o Estado estabeleceu diretrizes para a utilização da estrutura. Segundo Margarete, estas diretrizes são a garantia de espaços voltados à cultura, lazer e memória; estabelecer áreas voltadas à administração pública; verificar condicionantes ambientais e características de valor arquitetônico; e a garantia de que o processo de ocupação e gestão tenha sustentabilidade econômica. A chefe da pasta também anunciou a conclusão de estudo técnico, encomendado pela equipe da SEPLAN, para avaliação da condição estrutural e de valor dos espaços passíveis de utilização a curto, médio e longo prazo, dentro do Complexo. Quanto à gestão, Margarete alegou que, a partir do diagnóstico produzido, a recém-criada Secretaria de Parcerias Estratégicas estabeleceu um termo de referência, que possibilitará a abertura de edital, em breve, para chamamento de procedimento de manifestação de interesse (PMI). “É a ferramenta que vai nos possibilitar dimensionar essa questão relacionada à sustentabilidade econômico-financeira”, reforçou a secretária.

Durante o debate, diversos vereadores lamentaram a ausência do secretário da pasta de Parcerias Estratégicas, Maurício Batista, para esclarecimentos, já que ele é cotado para liderar as questões referentes às parcerias público-privadas (PPP’s) no município. Conforme a secretária Margarete, no momento da audiência, Batista estaria em outra atividade em Nova Petrópolis.

A reunião ainda contou com pronunciamentos de outras autoridades, representantes políticos, lideranças de movimentos sociais, e comunidade em geral. Você pode assistir à conferência completa clicando aqui.

Além do presidente Rafael Bueno, compõem a Frente Parlamentar 'A Maesa é Nossa' os vereadores Adriano Bressan/PTB, Alexandre Bortoluz/PP, Clóvis Xuxa/PTB, Denise Pessôa/PT, Estela Balardin/PT, Felipe Gremelmaier/MDB, Gladis Frizzo/MDB, Lucas Caregnato/PT, Maurício Scalco/NOVO, Olmir Cadore/PSDB, Ricardo Daneluz/PDT, Sandro Fantinel/PATRIOTA, Tatiane Frizzo/PSDB e Zé Dambrós/PSB.

22/03/2022 - 16:48
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Gabriel Lain - MTE 14.885
Redator(a): Luca Roth

Ir para o topo