Voltar para a tela anterior.

Gabinete de Felipe Gremelmaier participa de reunião sobre tombamento em Galópolis

Associação de Moradores trabalha pela recuperação do prédio do Círculo Operário Ismael Chaves Barcellos


O gabinete do vereador Felipe Gremelmaier/MDB acompanhou o 2º Encontro do Inventário Participativo de Galópolis, promovido pela Associação de Moradores de Galópolis (AMOG). Foi na Igreja Matriz do bairro, na noite de terça-feira (15/03).A comunidade teve a oportunidade de saber sobre o movimento a favor do tombamento do prédio onde funcionou o Círculo Operário Ismael Chaves Barcellos.

Conforme as organizadoras da reunião, por votação, o Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (Compach) já decidiu que o imóvel pode ser tombado. O processo depende do Poder Executivo Municipal, que já manifestou intenção de, primeiro, recuperar o telhado para que a construção não se deteriore ainda mais.

A AMOG trabalha para que o prédio volte a ser ponto de referência sociocultural, o que foi interrompido em 2018, quando o Corpo de Bombeiros o interditou a pedido do Governo Guerra.

O vereador Felipe Gremelmaier, com o colega emedebista e deputado estadual Carlos Búrigo, atua pela recuperação do local e apoia a AMOG. Os dois parlamentares estiveram no imóvel, em dezembro de 2021, reuniram-se com o prefeito Adiló Didomenico/PSDB em busca de uma solução e mantêm a demanda em suas pautas.

Na reunião de terça-feira, o público pôde esclarecer dúvidas sobre o tombamento. Para envolver mais a comunidade, a comissão do Inventário Participativo pediu que as pessoas resgatem fotos, documentos e objetos que façam parte da história do prédio, que tem forte ligação com os lanifícios São Pedro e Sehbe.

O acervo fará parte de uma exposição sobre o Círculo Operário. O material será reunido no 3º Encontro do Inventário Participativo, no dia 22 de março, terça-feira, às 19h, na Igreja Matriz.

16/03/2022 - 11:44
Gabinete do vereador Felipe Gremelmaier/MDB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo