Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno traz de Brasília boas notícias para causa animal e assistência social

Realidade dos cães abrigados e em situação de rua em Caxias do Sul foi tema de importante encaminhamento nesta segunda-feira (14/03)


O vereador Rafael Bueno, líder da bancada do PDT no Legislativo caxiense, cumpriu a primeira agenda em Brasília nesta segunda-feira (14/03), mantendo reuniões nos ministérios do Meio Ambiente e do Turismo. E já trouxe boas notícias, tanto para a causa animal quanto para a assistência social, duas áreas importantes do município.

No Ministério do Meio Ambiente, esteve com o coordenador nacional de Proteção e Defesa Animal, Bernardo Broetto, com o qual ficou alinhavado um grande projeto que será detalhado nos próximos dias. O parlamentar apresentou demandas relacionadas à causa e sugeriu que Caxias do Sul possa ser contemplada. Em contrapartida, ouviu ótimas perspectivas. Ele entregou ao coordenador um dossiê com informações e imagens a respeito de como Caxias do Sul vem tratando a questão nos últimos anos.

A cidade, que chegou a ser conhecida no passado como "a maior favela de cães do mundo", em razão do enorme número de animais abrigados, hoje passa por uma situação diferente, mas ainda com questões a serem resolvidas, como a instalação do canil em uma área fora da zona urbana e ampliação das castrações. Quando retornar à cidade, Bueno terá uma reunião com o secretário municipal do Meio Ambiente, João Osório Martins, para tratar do tema, que também envolverá a questão do castramóvel que está sendo adquirido pelo município via emenda parlamentar.

Por meio de uma agenda intermediada pela caxiense Drica de Lucena, que ocupa cargo no Ministério do Turismo, Bueno conversou com o chefe de gabinete do Ministério, Lucas Cunha, que integra a Secretaria Nacional de Cultura, sobre uma possível forma de agilizar a revitalização do complexo da antiga Metalúrgico Abramo Eberle (Maesa), no bairro Exposição. Na questão da assistência social, o parlamentar intermediou a liberação de R$ 30 mil para a Casa Anjos Voluntários, que atende 200 crianças em vulnerabilidade social.

A presidente da Casa, Isamar Ordovás Sartori, disse que o projeto Aquarela Literária tinha o valor captado desde o final do ano passado e se trata de uma ação muito necessária.

"Vivemos de projetos e sem eles as atividades dos alunos ficam prejudicadas. Essa oficina específica é de poesia e literatura, juntamente com o teatro. Esperamos que logo esse valor seja liberado e que até o final deste mês possamos começar a oficina. Agradeço muito a intermediação do vereador Rafael", comentou Isamar.

"O dia foi marcado por uma agenda intensa e com ótimos resultados, e isso nos motiva ainda mais a seguir em busca de encaminhamentos e soluções para as principais demandas de Caxias do Sul", destacou o vereador.

Agendas - Rafael Bueno segue até quinta-feira (17/03) na capital federal, com agendas visando buscar emendas e verbas para a saúde, a assistência social e a causa animal do município, entre outros temas. 

15/03/2022 - 11:01
Gabinete do vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo