Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno viaja a Brasília em busca de verbas para saúde, assistência e causa animal

Vereador manterá diversas agendas com deputados, senadores e em ministérios entre segunda e quinta-feira que vem


O vereador Rafael Bueno, líder da bancada do PDT no Legislativo caxiense, estará em Brasília, de segunda (14/03) a quinta-feira (17/03) da semana que vem, para cumprir agendas visando buscar verbas para a saúde, a assistência social e a causa animal do município. O presidente e o coordenador do Lar da Velhice São Francisco de Assis, Oidi Luiz Galeti e Valdir Costella, respectivamente, também estarão na capital federal, assim como a superintendente do Hospital Pompéia, Lara Sales Vieira, em agendas conjuntas com o vereador, incluindo reuniões com deputados federais e senadores gaúchos e em ministérios, como da Saúde e Cidadania.

"Nos últimos anos, já tivemos boas notícias com a liberação de milhões em recursos para os hospitais Geral e Virvi Ramos. Agora, estamos novamente empenhados em captar mais verbas, porque a área da saúde é prioritária também para o nosso mandato, e o Hospital Pompéia tem um atendimento importante voltado à população por meio do Sistema Único de Saúde", explicou o pedetista, que também preside a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) da Câmara Municipal e lidera a Frente Parlamentar em Defesa do Término das Obras de Ampliação do Hospital Geral.

Em relação ao Hospital Pompéia, a intenção da superintendência é buscar emendas para a aquisição de equipamentos e materiais permanentes. No momento, as maiores necessidades são substituir e agregar novos equipamentos em setores estratégicos, como centro cirúrgico, setor de emergência e setor de imagem (radiologia/ecografia), entre outros encaminhamentos, como a aquisição de monitores e respiradores para as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Recentemente, o Pompéia foi incluído no ranking da Revista Norte Americana Newsweek sobre "Melhores Hospitais do Mundo 2022", no qual participaram 2.200 hospitais de 27 países.

Para a superintendente Lara, "é fundamental conseguir apoio dos parlamentares em termos de verbas para poder sustentar o crescimento do hospital, a modernização da estrutura e tecnologia, além de apresentar o projeto de inauguração da nova estrutura de atendimento do Hospital Pompéia".

Ainda na área da saúde, uma das preocupações do vereador e que será levada a Brasília é com a equalização no teto MAC, que são valores repassados pelo Ministério da Saúde aos municípios para pagamentos de procedimentos de média e alta complexidade, e que estariam defasados. Em razão disso, por mês, Caxias do Sul estaria deixando de receber dezenas de milhares de reais do governo federal. Outra situação que preocupa o parlamentar caxiense é a falta de médicos na cidade, por isso irá cobrar que Caxias do Sul seja incluída ao Programa Médicos pelo Brasil, no qual a cidade ainda não foi contemplada, a partir da cedência de, pelo menos, 11 médicos. Esses profissionais, entende Bueno, poderiam ser muito bem aproveitados no programa Estratégias Saúde da Família (ESF). O credenciamento da UPA Central, que ainda não está oficializado, também está na agenda do vereador na capital federal.

Nesta quinta-feira (10/03), Bueno se reuniu com a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, quando conversou sobre as demandas da área e comentou sobre a ida para Brasília.

Durante a permanência em Brasília, Rafael Bueno também se reunirá com o coordenador-geral de Proteção e Defesa Animal, órgão do Ministério do Meio Ambiente, Bernardo Broetto, para levar demandas relacionadas à causa e projetos que Caxias do Sul possa ser contemplada. Sobre o Lar da Velhice, o vereador vai intermediar a busca de verbas para uma reforma na casa asilar, que tem sido a principal demanda da instituição nos últimos anos, além de solicitar equipamentos (como carro adaptado, poltronas e máquina de lavar) para melhorar a qualidade de vida dos idosos. O parlamentar ainda voltará a tentar recursos para ajudar na construção do Recanto da Compaixão Frei Salvador, administrado pela Associação Mão Amiga e que abrigara? um centro de acolhimento para 125 idosos em situac?a?o de vulnerabilidade social.

10/03/2022 - 16:14
Gabinete do vereador Rafael Bueno - PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo