Voltar para a tela anterior.

PEM discute a violência contra a mulher

Para a Vereadora Estela Balardin, que comanda a Procuradoria este ano, o tema é de extrema importância


A Procuradoria Especial da Mulher discutiu na noite desta quarta-feira, 09, a questão da violência contra a mulher. Segundo a Vereadora Estela Balardin, que comanda a PEM este ano, o tema é de extrema importância e fundamenta a luta das mulheres na sociedade. "É importante falarmos das diversas formas de violência. Temos que falar também do trabalho em rede que é feito em Caxias do Sul para a sociedade e principalmente as mulheres que, infelizmente, ainda sofrem tanto com o medo, receio e a vergonha da acusação de serem as culpadas pelas violências que sofrem. Ainda infelizmente vivemos em uma estrutura que culpabiliza as vítimas", disse

Durante a audiência, a Vereadora Tatiane Frizzo lembrou do projeto de sua autoria aprovado nesta semana na Câmara, que institui a Semana Municipal de Conscientização e Combate ao Feminicídio. "Este projeto é tão importante, porque nós precisamos ter datas no calendário oficial do município para comentar essa pauta e pensar em ações de prevenção", lembrou. 

A representante da Patrulha Maria da Penha, Catiane de Carvalho, falou sobre o projeto que iniciou em 2012 e hoje tem 62 patrulhas em mais de 126 municípios gaúchos. Segundo ela, em 2021 a Patrulha atendeu 1.036 mulheres em Caxias do Sul. A soldado lembrou que na cidade, nenhuma das mulheres acompanhadas pelo programa sofreram tentativa de feminicídio ou foram vítimas fatais. "Destaco a importância de se trabalhar em rede, trabalho que funciona muito bem em Caxias. Mesmo assim tem muito a ser feito. Os números de ocorrências são grandes", alertou.

Sônia Rossetti, representante do Centro de Referência da Mulher (CRM), destacou que é importante ampliar a discussão e pensar quais são os fatores que podem promover a justiça e igualdade entre gênero. "Isso vai ajudar a gente a ter um mundo com menos violência. Às vezes a questão da violência doméstica é tratada no âmbito do pessoal. É importante que a gente também possa pensar que são reflexos de um contexto muito mais amplo e o quanto a gente precisa desenvolver e promover para que a mulher possa ocupar seu lugar de direito", afirmou.

Participaram do evento também, a vereadora Marisol Santos, a Presidenta da Casa, Denise Pessôa, o juíz, Luis Filipe Lemos Almeida, da Vara de Violência Doméstica, Rubia Ribeiro, representante do Conselho de Direitos da Mulher, representante da OAB, Tamyris Padilha e a suplente de vereadora, Rose Frigeri. O evento fez parte da programação da Semana da Mulher na Câmara Municipal. Fazem parte da Procuradoria Especial da Mulher as vereadoras Denise Pessôa, Estela Balardim/PT, Gladis Frizzo/MDB, Marisol Santos/PSDB e Tatiane Frizzo/PSDB.

09/03/2022 - 20:49
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Gabriel Lain - MTE 14.885

Ir para o topo