Voltar para a tela anterior.

Aniversário de 65 anos do Hospital Virvi Ramos é celebrado na tribuna

A diretora executiva do Hospital Virvi Ramos, Cleciane Doncatto Simsen, detalhou a trajetória da instituição e a importância dela para Caxias do Sul


Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (09/03), a diretora executiva do hospital Virvi Ramos, Cleciane Doncatto Simsen, celebrou os 65 anos do Hospital Virvi Ramos. A representante da instituição ocupou o espaço da Tribuna Livre e detalhou a trajetória do complexo hospitalar e a importância dele para a saúde, a educação e a cultura em Caxias do Sul.

A diretora destacou que, desde 2002, a instituição passou a ser filantrópica e não mais privada, sem fins lucrativos e está situada em um espaço dedicado a amparar a comunidade. Ressaltou que a associação é mantenedora do Hospital Virvi Ramos, do Centro de Saúde Clélia Manfro e da Faculdade Fátima.

Cleciane recordou da história do fundador da associação. Informou que Virvi Ramos nasceu em São Marcos, em 1917, e formou-se em medicina, em 1943. No mês de março de 1957, inaugurou o Hospital Nossa Senhora de Fátima em parceria com a sua esposa, Phelomena Manfro Ramos. O fundador morreu em 2007.

Atualmente, a instituição contempla 650 funcionários, 180 leitos hospitalares, sendo 134 dedicados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e 46 para convênios. De acordo com a representante, o hospital atende apenas pacientes regulares do SUS, para as áreas de neurologia pediátrica, ortopedia infantil, cirurgias gerais e consultas de pós-internação. Totaliza 4.800 atendimentos/ano.

A diretora salientou alguns números relevantes para o complexo. Dentre eles, 17 leitos dedicados às Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), seis salas cirúrgicas, 1,9 mil exames de imagem mensais e 60 mil exames laboratoriais por mês, todos pelo SUS.

Ela evidenciou ainda o pioneirismo na oferta de serviços médicos a domicílio, tendo em média 2.633 atendimentos por ano. Acrescentou outros tipos de atendimentos, como oftalmológico; colocação de próteses auditivas com acompanhamento dos pacientes; e assistência especializada aos usuários de substâncias psicoativas no Centro de Saúde Clélia Manfro.

No âmbito da educação, a Faculdade Fátima e a Escola de Educação Profissional oferecem graduação em Enfermagem, Fonoaudiologia, Nutrição e Psicologia; cursos técnicos em Enfermagem e Radiologia; e extensão em mais de 30 opções de cursos.

Por fim, foi apresentado um vídeo institucional que detalha ainda mais a história do hospital e da Associação Cultural e Científica Virvi Ramos.   

09/03/2022 - 10:52
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Bruna Alves Giusti

Ir para o topo