Voltar para a tela anterior.

Legislativo promove ações que valorizam a mulher na sociedade

As atividades são alusivas ao 8 de março, dia em que elas são mais lembradas


O dia 8 de março remonta à luta das mulheres por direitos e melhores condições de vida. Anualmente, nessa data é lembrado o Dia Internacional da Mulher. Para reverenciá-las, o Legislativo caxiense promove uma semana de ações. Pela primeira vez na história, o Legislativo conta com cinco mulheres titulares (21,73%) entre os ocupantes das 23 vagas do plenário. Em 130 anos de poder Legislativo, apenas três mulheres chegaram a seu comando. De forma inédita, neste ano, a presidência e a vice-presidência, ao mesmo tempo, são guiadas por mãos femininas. Como uma amostra de que os espaços de liderança estão se abrindo para as mulheres, das três direções que acompanham a Mesa Diretora 2022 (Geral, Legislativa e Administrativo-Financeira), duas (66,6%) contam com servidoras à frente. A Presidenta da Casa, Vereadora Denise Pessôa, reforçou a importância da data. “Desejo um ótimo Dia Internacional da Mulher para todas e que a gente supere as dificuldades e sigamos na luta até que todas sejamos livres”, disse.

 

Confira a programação especial da Semana da Mulher:

07/03 – Exposição “Centro de referência da Mulher: 16 anos transformando histórias”.

Desde esta segunda-feira, dia 7 de março, a Coordenadoria da Mulher e a Procuradoria Especial da Mulher promovem a exposição de painéis “Centro de referência da Mulher: 16 anos transformando histórias”. A mostra está aberta para visitações no Espaço Cultural Mário Crosa, na Camara. Ela debate sobre a rede de enfrentamento à violência contra as mulheres, além de abordar conceitos da Lei Maria da Penha. A mostra explica ainda como acessar o Centro de Referência da Mulher (CRM), bem como seus propósitos, objetivos, atendimentos ofertados e ações desenvolvidas. Também explana os aspectos envolvidos no atendimento à mulher, depoimentos e informações de contato. A comunidade pode visitar, de forma gratuita, até o dia 21 de março. O horário da Câmara é de segunda a sexta, das 8h às 17h30min.

08/03 – Ações para o Dia da Mulher

Fórum da Mulher Caxiense participa do acordo de líder

As homenagens para as mulheres da Câmara Municipal se iniciam durante a sessão ordinária desta terça-feira (08/03). Em parceria com a PEM, o Fórum da Mulher Caxiense participa do Acordo de Líderes. Segundo a procuradora da PEM, vereadora Estela Balardin/PT, o fórum vem debatendo e denunciando diferentes formas de violência contra as mulheres, propondo ações que dialoguem com a comunidade a fim de diminuir seus impactos na sociedade. “Neste 8 de março, o Fórum da Mulher Caxiense quer dar visibilidade ao retorno do Brasil no mapa da fome, impacto causado pelo alto índice de desemprego e pela retirada de direitos com a diminuição de recursos destinados às políticas públicas”, lamentou a parlamentar.

Vídeos das vereadoras nas redes sociais

Ao longo do dia, as redes sociais do Parlamento caxiense contarão com cinco vídeos das vereadoras que fazem parte da atual legislatura: Denise Pessôa/PT, Estela Balardin/PT, Gladis Frizzo/MDB, Marisol Santos/PSDB e Tatiane Frizzo/PSDB. Neles, as parlamentares deixam uma mensagem para todas as mulheres de Caxias do Sul sobre a sua relevância na comunidade.

Distribuição de cartões para as mulheres da Casa

Para homenagear as vereadoras, servidoras, estagiárias e terceirizadas neste dia 8 de março, a Comunicação Social confeccionou cartões a serem entregues para cada uma. Os bilhetes contêm uma flor com pétalas em relevo e a foto de cada uma ao centro. O caule traz palavras sobre as lutas femininas ao longo dos anos. “A ideia é fazê-las se sentirem especiais, de forma única, enquanto trazemos o conceito de que desabrocham a partir de cada palavra descrita no caule”, comenta a estagiária do setor de relações públicas, Kayla Paim.

Março Lilás: uma atenção à saúde da mulher

A tradicional foto em alusão à luta de cada mês com todos os funcionários remete, neste mês, ao Março Lilás. Esse período pede uma atenção especial à saúde da mulher. Além de estar relacionado ao Dia Internacional da Mulher, o Março Lilás é dedicado à campanha de prevenção e combate ao câncer de colo uterino. Esse tipo de câncer é uma das maiores causas de morte pela doença entre as mulheres no mundo.

Reunião sobre Mulheres na Inovação

Dentro da programação do dia 8, às 14h, acontece a reunião da Frente Parlamentar para Startups, Empreendedorismo Inovador e Proteção de Dados Pessoais com o tema “Mulheres na Inovação”. O painel conta com as empresárias Grasiela Tesser e Mariéli Londero, a advogada e professora Fernanda Pimentel e a advogada e head (líder) de inovação da Associação do Jovem Empreendedor, Manuela Viegas. A mediadora será a também advogada Vanise Camassola. O encontro terá transmissão online pelas redes sociais do Parlamento (Facebook e Youtube).

09/03 – 8 de março debatendo a violência contra a mulher

Às 18h30m de quarta-feira (09/03), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM) realiza uma audiência pública com o tema “8 de março: debatendo a violência contra a mulher”. O encontro conta com um importante espaço de diálogo em rede a fim de construir possibilidades para a redução dos impactos da violência contra as mulheres em nosso município.

10/03 – Reprise do programa Entre Elas Especial

Para finalizar as ações de destaque à mulher, às 19h desta quinta-feira (10/03), o programa Entre Elas especial sobre as mulheres será reprisado na TV Câmara, Canal 16 da NET. Comandado pela relações públicas da Casa, Cristiane Postingher da Fonseca Zanette, a atração ressalta as mulheres que fizeram a Festa da Uva. Esta edição especial foi transmitida ao vivo do estande da Câmara Municipal nos Pavilhões da Festa da Uva na última semana.

 

O Dia Internacional da Mulher e sua importância para a sociedade

No dia 8 de março de 1917, cerca de 90 mil operárias russas percorreram as ruas reivindicando melhores condições de trabalho e de vida, ao mesmo tempo que se manifestavam contra a Primeira Guerra Mundial e a fome. Desde então, o movimento internacional socialista adotou a data como o Dia Internacional da Mulher. E comemorações passaram a ser realizadas no mesmo dia em vários países.

O dia 8 de março é, principalmente, um dia de muita luta, além de também servir para lembrar e celebrar todas as vitórias conquistadas por mulheres ao longo da história.

08/03/2022 - 13:54
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Ana Paula Rech

Ir para o topo