Voltar para a tela anterior.

Vereador Zé Dambrós inicia o projeto “A Cidade é Nossa, O Lixo é Meu”

O projeto elaborado pelo parlamentar busca conscientizar adultos e crianças, sobre educação ambiental e a necessidade de reduzir lixões e o descarte irregular de resíduos


Na manhã deste sábado (05), o vereador Zé Dambrós deu início ao projeto “ A Cidade é Nossa, O Lixo é Meu”. A primeira ação ocorreu na Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves. O projeto conta com a parceria da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (CODECA), que fez a doação de 20 pneus para receber as 150 mudas de flores doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A iniciativa também contou com a ajuda da empresa Dzainer que doou sacos de lixo, estavam presentes também alunos e diretores da rede pública, moradores do bairro e integrantes da associação de moradores do bairro (Amob).

Para o parlamentar, o projeto “A Cidade é Nossa, o Lixo é Meu” traz a responsabilidade para cada um de nós. “Os alunos precisam saber separar o lixo, precisamos voltar com a educação ambiental, já temos mapeados seis lixões, no Alto Maestra, Canyon entre outros, a ideia é que o filho puxe a orelha dos pais em casa, os pais sabendo o dia certo que vai passar o caminhão da coleta, então podem colocar o lixo mais tarde possível na rua, com isso nós já vamos conseguir melhorar muito”, destacou Dambrós.

Segundo dados da Codeca diariamente são coletados em Caxias do Sul cerca de 360 toneladas de lixo orgânico e 70 toneladas de lixo seletivo. No entanto, além destas 430 toneladas regulares, ainda existe uma imensa quantia de resíduos descartados de forma irregular. São restos de construção civil e móveis usados, sacolas de lixo e até fraldas que são encontrados largados em terrenos baldios, e até mesmo vias públicas.

Durante o mutirão de limpeza alguns cidadãos despertaram dúvidas sobre os cuidados necessários para o descarte correto dos resíduos, no Ecoponto é possível descartar o que estiver em boas condições de uso ou com possibilidade de recuperação, como sofás, armários, cadeiras, camas, colchões, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, equipamentos de informática, som e telefonia usados, já os resíduos domésticos devem ser descartados em lixeiras ou contêineres da coleta mecanizada. A Codeca disponibiliza em seu site os dias e horários em que a coleta é feita nos bairros.

O Ecoponto fica na sede da Codeca, na RSC-453 (Rota do Sol), n° 31.382, no bairro Centenário, e funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h e aos sábados das 7h às 13h.

07/03/2022 - 12:44
Gabinete vereador Zé
As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo