Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno visita canil municipal e projeta melhorias

Vereado que preside Comissão de Saúde e Meio Ambiente esteve no local na tarde desta quinta-feira (03/03)


O vereador Rafael Bueno/PDT visitou na tarde desta quinta-feira (03/03) o canil municipal para verificar as condições de funcionamento e perspectivas para os próximos meses, que envolvem principalmente a volta das castrações e a definição de uma nova área para abrigar os animais. Bueno conversou com o coordenador do canil, veterinário Paulo Vinícius Bastiani, e caminhou pelo local, em São Virgílio da Sexta Légua. Dos cerca de 500 animais, apenas 31 estão em coleiras, o que é visto como algo positivo pelo parlamentar. Os demais ficam abrigados em alojamentos.

"As condições estão muito melhores do que em outros tempos, graças ao trabalho e à dedicação de todos os profissionais envolvidos", destacou Bueno, também presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) do Legislativo.

O vereador avaliou como positivo o convênio com a Codeca, que cede funcionários para ajudar na limpeza e outras tarefas no canil, porém, o número de trabalhadores tem sido insuficiente para a demanda, já que nem todos profissionais podem comparecer devido a várias questões.

Paulo lembrou ao vereador que em 2016 haviam 2 mil cães abrigados, número que caiu para 800 ano passado e atualmente está em torno de 500. Ele justificou que essa situação está nesse patamar graças principalmente a campanhas de adoção. Da rua, estão sendo recolhidos apenas animais que precisam de cuidados veterinários.

Na questão das castrações, nesta sexta-feira (04/03) deverá ser conhecida a empresa que assumirá o serviço destinado pela prefeitura. O trabalho está parado desde o final do ano passado, devido ao término do contrato.

Sobre a área do novo canil, de 12 regiões levantadas pelo município ao Ministério Público (MP) para receber o novo canil, três ou quatro vão ser apresentadas à comunidade, em consulta pública a ser realizada a partir da metade deste mês.

"Esperamos que o município resolva de uma vez por todas esse imbróglio e defina logo a nova área, porque é uma questão de saúde pública. A cidade, que já foi conhecida no passado como a maior favela de cães do mundo, tem a chance de dar um exemplo na questão animal. Mas é preciso ter coragem de resolver o problema", avaliou Bueno.

04/03/2022 - 08:38
Gabinete do Vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo