Voltar para a tela anterior.

Tatiane Frizzo quer reconhecer a Festa da Uva como bem imaterial do município

Na sessão ordinária desta quinta-feira, a vereadora defendeu a medida


Reconhecer a Festa Nacional da Uva como bem de registro imaterial de Caxias do Sul é o objetivo da vereadora Tatiane Frizzo/PSDB, que protocolou o projeto de lei 20/2022, para esse fim, na última quarta-feira (02/03). Na sessão ordinária de hoje, a parlamentar defendeu a medida, argumentando a contribuição da festa comunitária para o município e contou alguns momentos históricos dos 90 anos em que é realizado o evento. “Vemos a nossa cultura sendo construída. A festa necessita sempre de apoio, para que a nossa história siga sendo contada e possamos olhar para o passado e lembrar daqueles que vieram antes de nós”, destacou Tatiane.

De acordo com a parlamentar, registrar um imóvel, artefato ou, neste caso, um evento, como bem de natureza imaterial, significa preservar algo que carrega história, identidade e ação de diferentes grupos que compõem a sociedade caxiense. Caso a matéria seja aprovada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito, a Festa da Uva fará, por lei, parte do Patrimônio Cultural do Município.

Tatiane, que foi rainha da edição de 2010 da Festa da Uva, contou que essas comemorações tiveram início com o objetivo de troca de conhecimento e melhorias no cultivo e variedades de uva. Com o tempo, salientou a tucana, a festividade comunitária passou a enaltecer a cultura italiana, o progresso da comunidade, a cultura e a produção agroindustrial de Caxias e região, além de tomar proporção de grandeza nacional.

Um dos fatos marcantes lembrados pela vereadora foi a primeira transmissão em cores da história da televisão brasileira, ocorrida na edição de 1972 da Festa da Uva, que, inclusive, completa 50 anos. “Falamos com carinho, pois naquela época, poucas pessoas tinham TV em cores. Então, as que tinham, abriam as portas de suas casas para que outros pudessem acompanhar esse espetáculo junto”, comentou Tatiane.

Em aparte, o vereador Felipe Gremelmaier/MDB observou a necessidade de criação do Museu da Festa da Uva, para abrigar materiais históricos, com contribuição dos cidadãos, das 33 edições do evento. Lucas Caregnato/PT parabenizou a proposta da parlamentar e evidenciou a diversidade indenitária explorada pelo Corso Alegórico, nos desfiles da Festa da Uva 2022.

03/03/2022 - 14:15
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Luca Roth

Ir para o topo