Voltar para a tela anterior.

Executivo caxiense apresenta projetos na Câmara

A equipe do governo municipal foi recepcionada pela presidenta da Casa, parlamentar Denise Pessôa/PT


A presidenta do Legislativo caxiense, vereadora Denise Pessôa/PT, recebeu o prefeito Adiló Didomenico/PSDB, na manhã desta sexta-feira (25/02), na Câmara Municipal. Acompanhado da vice-prefeira, Paula Ioris/PSDB, e de diversos secretários, a comitiva do Executivo veio protocolar quatro novos projetos na Câmara. Vereadores também acompanharam a explanação.

Entre as propostas apresentadas, está a alteração da Lei Complementar nº 409, de 27 de março de 2012, que define o sistema de classificação de cargos de provimento efetivo da Administração Direta do Poder Executivo Municipal, a fim de criar o cargo de médico 20 horas.

"Os médicos estão sendo disputados nesse momento por diversos municípios. A escassez de profissionais é muito grande", disse o prefeito Adiló Didomenico/PSDB, em justificativa à proposição. De acordo com o chefe do Executivo, o objetivo é encontrar uma solução para essa angústia da cidade, que é a carência dos profissionais da saúde.

Conforme a atual vice-prefeita, Paula Ioris/PSDB, é preciso, também, apostar nos cuidados prévios para evitar que as doenças aconteçam. "A nossa grande virada é investir na prevenção. Então o médico de 20 horas na UBS poderá reconhecer as famílias que ali serão atendidas e isso, de fato, gera uma prevenção na atenção básica, o que é fundamental para que a pessoa se sinta segura", acredita.

Outra matéria protocolada é a mudança na Lei nº 6.845, de 4 de julho de 2008, que autoriza a contratação de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, a fim de possibilitar o pagamento de auxílio transporte aos agentes comunitários de saúde que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do interior.  A presidenta Denise ressaltou que essa é uma demanda antiga dos servidores que trabalham na área rural. "Isso pode fazer a diferença entre ter ou não ter atendimento nestas regiões", avaliou.

O  Executivo também trouxe à Casa o projeto que cria o cargo de Secretário Especial de Parcerias Estratégicas e outro que faz ajustes em cargos da Fundação de Assistência Social (FAS).

Após o protocolo, as proposições seguem tramitando nas comissões parlamentares que discutem os temas da cidade.

25/02/2022 - 15:10
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Gabriel Lain - MTE 14.885

Ir para o topo