Voltar para a tela anterior.

Vereador Rafael Bueno comanda audiência pública histórica sobre a saúde

Importantes temas foram debatidos, como agendamento de consultas online e descentralização das farmácias do município


O vereador Rafael Bueno/PDT comandou uma audiência pública histórica na manhã desta quinta-feira (24/02), ao vivo e pela primeira vez no estande da Câmara Municipal nos pavilhões da 33ª Festa Nacional da Uva. Enquanto presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) do Legislativo, Bueno presidiu a audiência sobre a prestação de contas do 3º quadrimestre de 2021, feita pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A reunião pode ser revista pelas redes sociais do Legislativo (Facebook e YouTube) e pelo canal 16 da NET.

Muito além dos números tratados pelos gestores, Bueno acredita que a audiência foi importante porque foram discutidos temas pertinentes à população numa área tão essencial quanto a saúde. O pedetista comentou dois pontos principais: o estudo para a descentralização das farmácias do município e um projeto-piloto que ocorrerá ainda no primeiro semestre deste ano em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para marcação online de consultas. Ele lembrou que a comunidade tem reclamado muito dessas duas questões, tanto para ter acessos a medicamentos devido às grandes filas no Centro Especializado em Saúde (CES), no centro da cidade, quanto às consultas nas UBS. Nesse último caso, na maioria das vezes nem os telefonemas estão sendo atendidos, causando enormes transtornos à população que precisa de informações e acessos ao Sistema Público de Saúde (SUS).

Também foram debatidas questões inerentes à falta de médicos (há pelo menos 28 profissionais a menos), à possibilidade de ocorrerem mais mutirões para encaminhamentos de consultas e exames, à volta do atendimento aos autistas e seus familiares pela rede pública, ao convênio do município com o Hospital Pompéia no qual o contrato está expirando, ao Programa Médicos pelo Brasil, no qual a cidade ainda não foi contemplada, e o chamamento de mais agentes de saúde, entre outros temas.

"Agradeço aos vereadores Lucas Caregnato/PT, Olmir Cadore/PSDB, Renato Oliveira/PcdoB e Velocino Uez/PTB que participaram da reunião, às assessorias dos demais parlamentares, aos profissionais da Secretaria de Saúde e, principalmente, à população que nos enviou importantes questões tratadas na audiência pública. Ainda temos muitas situações a serem resolvidas, mas os encaminhamentos estão sendo dados e seguimos à disposição da comunidade. Também faço um chamamento para que as pessoas que não se vacinaram venham aos pavilhões, onde há um posto de imunização", destacou Bueno.

Pela SMS, estiveram presentes a titular da pasta, Daniele Meneguzzi, o diretor executivo de Planejamento e Saúde, Dino de Lorenzi, o diretor financeiro, Milton Luiz Balbinot, e a diretora do Departamento de Avaliação, Controle, Regulação e Auditoria (Dacra), Marguit Meneguzzi.

24/02/2022 - 14:52
Gabinete do vereador Rafael Bueno - PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo