Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno participa de reunião sobre ocupação da Maesa

Vereador preside Frente Parlamentar do Legislativo caxiense que debate o assunto afirmou que em março haverá audiência pública


O vereador Rafael Bueno/PDT participou na manhã desta terça-feira (22/02) de uma reunião da Comissão de Acompanhamento do Projeto de Uso e Gestão do Complexo Cultural e Turístico Maesa, na prefeitura de Caxias do Sul. Participaram, além de cerca de 20 lideranças que compõem a comissão que debate o diagnóstico e a ocupação do complexo de 53 mil metros quadrados, a vice-prefeita, Paula Ioris, os secretários de Cultura, Aline Zilli, de Planejamento, Margarete Bender, e de Parcerias e Gestão, Maurício Batista da Silva. Os profissionais da Vazquez Arquitetos já apresentaram uma segunda etapa do projeto, que está sob avaliação do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (Compahc). O escritório foi o vencedor da concorrência para o serviço de elaboração do Plano Geral do conjunto edificado da Maesa.

Para Rafael Bueno, que preside a Frente Parlamentar "A Maesa é Nossa", pelo Legislativo caxiense, a reunião teve dois encaminhamentos principais. Ele mesmo anunciou que será realizada uma audiência pública, na segunda quinzena de março, para debater o tema, na Câmara Municipal. Por sua vez, o secretário Maurício destacou que em 180 dias será lançado um edital para que sejam apresentados projetos de interesse para viabilidade de ocupação do complexo.

Segundo o vereador, o fundamental é preservar a história da Maesa e respeitar as entidades que agiram para que o tombamento se tornasse realidade. 

"Minha história tem a ver com a Massa, moro nessa região desde sempre, meu avô trabalho lá. E naquela área se formou a vila industrial, a vila operária da cidade. Hoje, os idosos acompanham essa situação e relembram os tempos de muito trabalho e luta na Maesa. Porém, acho que 80% da população não sabe exatamente do que se trata essa discussão e possibilidade de ocupação", associou.

Em razão disso, o pedetista também pediu que o município busque ações para que os caxienses passem a estar no complexo como forma de buscar o pertencimento.

"São estudantes de escolas de vários locais, clube de mães, escoteiros, entidades que lidam com a educação ambiental, são vários os segmentos que precisam estar na Maesa, para entender o que significa toda essa história e ajudar a construir as possibilidades. Por exemplo, como o pessoal da periferia vão se sentir contemplado nessa questão?", exemplificou Bueno.

A União das Associações de Bairros (UAB), que esteve na reunião representada pelo presidente Valdir Walter, foi quem solicitou à Frente Parlamentar que seja realizada uma audiência pública para debater a ocupação da Maesa.

 

22/02/2022 - 14:57
Gabinete do Vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo