Voltar para a tela anterior.

Rose Frigeri discute a implementação de busdoor nos ônibus coletivos de Caxias do Sul 

Projeto apresentado pela vereadora permite a veiculação de anúncios publicitários nos ônibus coletivos visando a redução no valor da tarifa do transporte público


A vereadora Rose Frigeri/PT esteve reunida com o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior, e com o empresário Inácio Baldissera, para tratar sobre a possibilidade de implementação de busdoor no município.

Busdoor consiste em disponibilizar partes dos veículos para anúncios publicitários, gerando recursos que podem ser revertidos na redução do valor da passagem, neste caso. Considerando o debate em torno da tarifa do transporte público em Caxias do Sul, a parlamentar apresentou projeto de lei complementar permitindo a veiculação de anúncios comerciais publicitários no vidro traseiro dos veículos que operam no Sistema de Transporte Coletivo Urbano. O projeto ainda prevê que "os recursos oriundos dos referidos anúncios devem ser empregados como subsídio no valor final da tarifa, garantindo ao usuário o menor preço".

Para o secretário Alfonso, a redução drástica no número de usuários do transporte público municipal tem comprometido a arrecadação e, consequentemente, o valor da tarifa. A política de busdoor surge como uma solução para este problema, a medida em que cria uma fonte de arrecadação para além da quantidade de passageiros.

A publicdade no vidro traseiro dos ônibus tendem a ser atrativos às empresas anunciantes, uma vez que o anúncio funciona quase como um outdoor ambulante, circulando por diversas partes da cidade. Baldissera, proprietário da Baldoor, que atua no setor de locação de espaços publicitários em mídia exterior, acredita que Caxias do Sul pode caminhar para experiências de sucesso com busdoor no transporte público, assim como outras cidades que já utilizam esta política e chegam a possuir listas de espera para empresas interessadas em expôr sua marca nos ônibus. 

O projeto (PLC nº 3/2021) foi protocolado pela vereadora no final de janeiro de 2021, está em tramitação na Câmara e, há expectativa que seja votado em breve.

11/02/2022 - 10:36
Gabinete vereadora Rose Frigeri/PT
As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo