Voltar para a tela anterior.

Lucas Caregnato celebra os 42 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores

O vereador petista contou um pouco da história da legenda, iniciada em 10 de fevereiro de 1980, e homenageou nomes expressivos da sigla na cidade


A passagem do aniversário de 42 anos da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) foi celebrada pelo líder da sigla no Legislativo, vereador Lucas Caregnato, durante a sessão desta quinta-feira (10/02). A partir da tribuna, o petista contou um pouco da história da legenda, iniciada em 10 de fevereiro de 1980, e homenageou nomes expressivos da sigla na cidade. “O PT tem sua fundação pelas mãos de lideranças populares, do movimento estudantil e sindical, da academia, da igreja, e tantos outros setores que viam, naquele momento, a necessidade da construção de um partido de esquerda e de massas”, enalteceu Lucas.

O parlamentar relatou que o Partido dos Trabalhadores surgiu em um cenário de redemocratização e de crise financeira em todo o país. Contou que, nesse contexto, emergiram movimentos populares, como as greves na região do Grande ABC/SP, lideradas por Luís Inácio Lula da Silva. O resultado dessas manifestações viria no dia 10 de fevereiro de 1980, data em que foi fundada a legenda, no Colégio Sion, na cidade de São Paulo.

De acordo com Lucas, a atuação do PT em Caxias do Sul teve início em 1982, por meio de uma comissão temporária. “Foi formada pelas companheiras Cremi Vitor, Geci Prates, Dauro Brandão, e tantos outros que, pelo seus legados, nos motivam de estar aqui”, frisou.

O vereador aproveitou o espaço, ainda, para destacar números e a participação política do partido na cidade. Segundo Lucas, o PT conta com mais de 1,6 milhão de filiados no Brasil, dos quais, quase quatro mil estão em Caxias. Reforçou a atuação da sigla em todos os processos eleitorais municipais desde sua fundação, com candidatos como Padre Roque Grazziotin (1988), e o prefeito por dois mandatos (1997-2004), Pepe Vargas.

Na ótica do parlamentar, os governos de Pepe foram fundamentais pela promoção de políticas sociais, diálogo e comprometimento com o desenvolvimento dos bairros mais carentes da cidade. Lideranças comunitárias, como Tania Menezes (bairro Villa Lobos), Tere Varreira (bairro Planalto) e Elói Gallon, também foram lembradas por Lucas.

As vereadoras e colegas de bancada, Denise Pessôa e Rose Frigeri, além do parlamentar Renato Oliveira/PCdoB, fizeram considerações sobre a história do partido e ligações com suas respectivas vidas políticas. “Temos várias pessoas que constroem, do bairro ao Parlamento, uma visão social. São muitas as contribuições do Partido dos Trabalhadores, de pessoas reais, que conhecem a população, que mudaram e que mudam nossa cidade”, complementou Denise, que se licenciou por um momento da condição de presidenta da Câmara para manifestação.

10/02/2022 - 13:06
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Luca Roth

Ir para o topo