Voltar para a tela anterior.

Frente Parlamentar das Altas Habilidades realiza primeiro encontro de 2022

Reunião aconteceu na Sala de Comissões Adelar Bertussi


A Frente Parlamentar em defesa dos direitos das pessoas com Altas Habilidades e Superdotação realizou nesta terça-feira (08/02) o primeiro encontro do ano. Além de vereadores da Frente e seus representantes, participaram da reunião Paula Martinazzo, diretora pedagógica da SMED, as especialistas em Altas Habilidades Gislaine Freitas, Valéria Castilhos e Patricia Neumann, e representantes do grupo Mães que Lutam, formado por mães de crianças identificadas com Altas Habilidades.

A vereadora Marisol Santos/PSDB, presidente da Frente Parlamentar, abriu o encontro falando sobre o trabalho realizado em 2021, que culminou com a aprovação por unanimidade do PL 233/2021, que institui a Política Municipal de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e o atendimento especializado aos estudantes identificados com altas habilidades e superdotação no município de Caxias do Sul.

“Quando propusemos a ideia da Frente Parlamentar, foi para que nós tivéssemos mais força para ampliar o debate e o conhecimento sobre AH/SD. Começamos falando sobre os alunos identificados na rede municipal e hoje já estamos falando sobre atender a cidade inteira. Institucionalmente, lutamos muito para que essa lei fosse aprovada. Agora, queremos construir juntos a melhor maneira de transformar essa rede de apoio em realidade."

De acordo com Paula Martinazzo, diretora pedagógica da SMED, o projeto de lei aprovado transforma o que eram movimentos diluídos em uma política da secretaria. “Agora podemos pensar em uma formação continuada, que vai responder perguntas como: o que priorizar para que os estudantes tenham uma qualidade de vida melhor? Como trazer luz e sistematizar uma política de atendimento de Altas Habilidades para que as crianças sejam vistas e atendidas?”

A diretora da SMED, representando a secretária municipal Sandra Negrini, anunciou que esse trabalho vai ser realizado sob a coordenação da professora Valéria Castilhos, que será a responsável por todos os assuntos que envolvem Altas Habilidades na rede municipal. “Vamos trabalhar inicialmente com os professores, que têm que ser os primeiros a estar fortes nesse movimento, e a partir daí buscar parcerias e formas de apoiar as famílias”, explicou a especialista em AH/SD, Valéria Castilhos.

Aline Lenzi, mãe de uma criança identificada com altas habilidades, falou sobre o que o trabalho da frente em 2021 significou para os pais. “É um acalento no coração poder dizer para uma mãe que eu tenho uma indicação de alguém que pode orientá-la. As famílias agora sabem que têm um olhar especial sobre elas. Ainda não é a resolução de todos os problemas, mas é um caminho, e isso já traz uma paz maior.”

A reunião também teve a participação de Patrícia Neumann, psicóloga licenciada em filosofia, mestra em educação e identificada com AH/SD, convidada pela vereadora Marisol para falar sobre as suas experiências. Patrícia, que mora em Guarapuava, no Paraná, comentou que do ano passado para cá, Caxias do Sul está ganhando um importante destaque na área da superdotação. “Caxias pode se tornar uma das maiores referências do Brasil em política pública de atendimento. O tipo de ação feita aqui é algo histórico. Ao tornar-se referência, os outros municípios olham o que está sendo feito e auxiliam esse público tão invisível, que precisa ser acolhido e acompanhado para desenvolver os seus talentos”.

Patrícia também destacou a importância do pensamento de médio e longo prazo da identificação. “Uma criança que é bem identificada, acompanhada e recebe atendimento, vai se tornar uma pessoa que vai utilizar o seu potencial e reverter suas habilidades para a sociedade. Teremos mais profissionais realizados, que vão sempre buscar fazer o que gostam da melhor maneira possível.”

O sentimento foi ecoado por Sirley Sonda, outra representante do grupo Mães que Lutam e mãe do Marco Antônio, identificado com Altas Habilidades, que também estava presente na reunião. “Caxias do Sul é uma cidade com recursos para trabalhar esse tema e que já é o que é sem nem saber que existem essas pessoas. Esse assunto tem que ser falado, para que todo esse potencial seja aproveitado e revertido para a nossa cidade”.

A vereadora Marisol concluiu o encontro, falando sobre os planos da frente para 2022, como um novo ciclo de palestras e a capacitação de profissionais para identificação de AH/SD. “A lei foi aprovada e isso foi um sonho, mas ainda temos um caminho lindo para ser trilhado, com novas parcerias e ampliação de conhecimentos. Contem com a Frente para seguir contribuindo para esta discussão”.

Além da presidente Marisol Santos, estiveram na reunião os vereadores Felipe Gremelmaier/MDB, Tatiane Frizzo/PSDB e Fiuza/Republicanos. Participaram ainda os assessores dos vereadores Adriano Bressan/PTB e Camillis/PSB.

09/02/2022 - 10:33
Gabinete da vereadora Marisol Santos/PSDB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo