Voltar para a tela anterior.

Vereadores se reúnem para debater tratamento a pessoas com o Transtorno do Espectro Autista

Responsáveis pelas crianças atendidas na rede pública trouxeram demandas, como a descontinuidade do serviço


Oito vereadores de duas comissões permanentes e de uma Frente Parlamentar participaram de uma reunião na tarde desta quinta-feira (03/02) no Legislativo caxiense para tratar do atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na cidade. O encontro contou com a presença de mãe e responsáveis pelas crianças atendidas na rede municipal. A reunião foi comandada pelo presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA), vereador Rafael Bueno/PDT. O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, Juliano Valim/PSD, esteve no encontro, assim como a presidente da Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Autistas, Tatiane Frizzo/PSDB.

O principal ponto do debate girou em torno da descontinuidade do atendimento a crianças com espectro autista. O serviço era realizado no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantojuvenil Intersetorial Mosaico Aquarela, mantido pelo município e que interrompeu os atendimentos quando se iniciou a pandemia. O CAPS funciona no bairro Cinquentenário II e oferece espaço terapêutico para crianças e adolescentes com grave sofrimento psíquico, e seus familiares, objetivando a redução dos sintomas, a fim de prevenir internações e promover a reinserção social. O acesso ocorria por demanda espontânea dos usuários e encaminhamentos da rede de saúde, assistência social, educação e outros. As responsáveis pelas crianças lembraram que o atendimento era muito bem executado, com 13 cuidadores realizando diversos trabalhos e que existe muita preocupação com a descontinuidade, já que estava havendo evolução.

Duas representantes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estiveram na reunião e se comprometeram a levar as demandas aos gestores da pasta. Rafael Bueno destacou que uma nova reunião será marcada para aprofundar o debate visando buscar soluções para as questões apontadas. Os vereadores parabenizaram a iniciativa das responsáveis pelas crianças em cobrar saídas para o tema.

Para Bueno, é fundamental que haja uma posição do poder público para retomar e ampliar o atendimento. Ele também pediu as mães que estiveram no encontro sensibilizem outras responsáveis para que essa corrente cresça e as pessoas com TEA tenham seus direitos garantidos. Juliano Valim mostrou satisfação com os encaminhamentos que foram feitos, porque acredita que assim as soluções podem surgir de forma mais ágil. Para Tatiane Frizzo, a conscientização e os direitos das pessoas com TEA devem andar juntas, por isso a Frente que preside tem o foco em campanhas e ações.

Além de Bueno, Tatiane e Valim, estiveram no encontro os vereadores Adriano Bressan/PTB, Marisol Santos/PSDB, Olmir Cadore/PSDB, Renato Oliveira/PCdoB e Zé Dambrós/PSB.

* Redator: Daniel Corrêa.

03/02/2022 - 16:25
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a):

Ir para o topo