Voltar para a tela anterior.

"A saúde de Caxias do Sul está na UTI", afirma Rafael Bueno

Vereador preside Comissão que trata do tema e pede ação mais enérgica do município


No primeiro espaço do Grande Expediente de 2022, Rafael Bueno, líder da bancada do PDT no Legislativo caxiense, enfatizou nesta quarta-feira (02/02) que a luta pela saúde pública seguirá sendo prioridade do seu terceiro mandato. O parlamentar propôs o debate que considera fundamental para minimizar a grave situação no município. Bueno voltou a afirmar que a prefeitura precisa buscar soluções urgentes, mesmo ainda com o enfrentamento à covid, visando a reduzir a lista na qual 40.000 pessoas aguardam por consulta, 9.000 esperam exames e 8.000 estão na fila por cirurgias eletivas em diversas especialidades.
"Estamos com a saúde na UTI e vendo um precipício muito próximo. Não entendo como culpa exclusiva do governo Adiló Didomenico, é algo que vem desde os últimos anos, mas que segue alarmante. Com a pandemia, os números da saúde ficaram ainda mais represados, e o problema tem de ser enfrentado", destacou Bueno.
Para exemplificar, o vereador lembrou que pessoas estão sendo chamadas para cirurgias agora, como no caso da urologia, mas estão na fila desde 2019, e outras estão ficando cegas por problemas de catarata e não conseguem sair de casa.
"Peço novamente que o prefeito Adiló assuma a liderança regional sobre a saúde pública. Há muito tempo, Caxias do Sul está recebendo demandas de mais 48 municípios da região e não consegue suportar a sobrecarga. Qual a contrapartida desses municípios? Estamos aplicando 28% de recursos na saúde, quando o mínimo seria de 15%. Essa conta não fecha", relatou Bueno, lembrando ainda que esses recursos poderiam ser destinados para outras áreas, evitando danos à saúde das pessoas.
Falta de médicos - Rafael Bueno afirmou que a falta de médicos é um agravante delicado nessa questão. Segundo ele, o município receberia 11 profissionais do Programa Mais Médicos em janeiro, mas eles não chegaram, além disso, não há concurso vigente para médicos e muitos profissionais, mesmo sendo chamados, preferem não preencher as vagas. Também pediu reforço nas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), o que considera importante para minimizar o efeito de doenças no futuro.
"É preciso unificar forças, na cidade, no estado, em esfera federal. A saúde é um tema muito caro para todos nós", enfatizou o pedetista.
O vereador também pediu ampliação da comunicação por parte da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para que a população saiba exatamente os locais de vacinação e de testes do coronavírus, principalmente no momento no qual as crianças estão sendo vacinadas. Segundo ele, em algum momento as informações não batem com a realidade das Unidades Básicas de Saúde.
Os vereadores Lucas Caregnato/PT, Carlos Fantinel/Patriotas, Felipe Gremelmaier/MDB, Zé Dambrós/PSB, Maurício Scalco/Novo e Velocino Uez/PTB repercutiram a fala do vereador Bueno sobre a saúde, destacando o seu trabalho proativo à frente da Comissão de Saúde do Legislativo.

02/02/2022 - 13:53
Gabinete do vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo