Voltar para a tela anterior.

Líder da União dos Ciclistas destaca demandas de mobilidade

Na avaliação de Rodrigo Guidini, é fundamental um planejamento que coloque a bicicleta em harmonia com os demais veículos, e tenha espaço assegurado em estacionamentos privados


Na abertura do ano legislativo de 2022, durante a sessão ordinária desta terça-feira (1º/02), a comunidade esteve presente no espaço do acordo de líderes de bancadas. O líder administrativo da União dos Ciclistas Caxienses (UNICCA), Rodrigo Tedesco Guidini, se manifestou por cinco minutos a respeito de demandas do segmento dos praticantes de ciclismo na cidade.

Segundo Guidini, o principal objetivo da associação é lutar pela efetivação de um plano de mobilidade urbana que esteja alinhado com as necessidades dos ciclistas, e que coloque a bicicleta em harmonia com os demais modais de transporte. “Não queremos reduzir espaço dos carros, mas encontrar maneiras de conviver em harmonia. Queremos uma cidade para pessoas”, destacou.

O líder administrativo ainda lamentou a falta de estrutura e amparo aos ciclistas, não somente no trajeto, mas quanto ao local de estacionamento das bikes. Para Guidini, apesar de alguns estabelecimentos cederem um espaço para a bicicleta, não é garantido o direito de uma vaga para deixar o veículo. “Não é raro termos que amarrar em árvores ou placas de trânsito. Isso gera margem para vandalismo e até roubo (furto) da bicicleta”, relatou.

Nesse sentido, ele pediu apoio dos vereadores ao projeto de lei complementar 16/2021, que busca disponibilizar vagas específicas para bicicletas em estacionamentos privados. A matéria, que deverá ser apreciada no plenário em breve, é de autoria coletiva, feita com a participação de ciclistas.

01/02/2022 - 11:23
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luca Roth

Ir para o topo