Voltar para a tela anterior.

Comunidade pode expor obras artísticas em espaço da Câmara

De forma gratuita, as mostras ficam abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h


O Legislativo caxiense possui um ambiente voltado a exposições artísticas autorais. É o Espaço Cultural Mário Crosa, no 1º subsolo, ao lado do plenário. O local é destinado ao fomento da cultura local, além de ser um espaço para que a comunidade participe contemplando os acervos de forma gratuita. As visitações ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Com 17 aramados para uso, as mostras podem ficar expostas pelo prazo de 15 dias.

Pessoas físicas e jurídicas, órgãos públicos e privados, escolas, entidades religiosas, entidades de natureza cultural e/ou social podem utilizar o espaço para expor suas criações. Só é preciso que a proposta seja remetida previamente à Câmara Municipal, para avaliação.

Os artistas que desejam usar o espaço deverão solicitá-lo à Assessoria de Comunicação da Casa mediante ofício endereçado à Presidência. O documento deverá ser entregue pessoalmente ou remetido ao e-mail rp@camaracaxias.gov.br, para que as mostras sejam analisadas e programadas, conforme disponibilidade de datas, tipo de obras e proposição do tema. Outras informações podem ser obtidas pelo fone (54) 3066-3872.

Espaço Cultural Mário Crosa
    Inaugurado em 21 de junho de 2007, o Espaço Cultural Mário Crosa se encontra no 1º subsolo, ao lado do Plenário Nadyr Rossetti. O local homenageia o ex-servidor público e ex-suplente de vereador Mário Crosa, por sua dedicação e zelo pelo funcionamento da Casa, especialmente no período de reestruturação do poder Legislativo municipal, em 1948. No espaço, há uma obra permanente: a escultura “Direitos Humanos”, do artista caxiense Bruno Segalla.

As exposições do Legislativo
    Desde a sua inauguração, o Espaço Cultural Mario Crosa recebeu diversas mostras artísticas. Algumas delas, organizadas por comissões e diversos setores do Legislativo caxiense. Eis algumas delas:

O Lado Iluminado das Nossas Sombras
    As 52 fotografias que ilustraram a exposição intitulada “O Lado Iluminado das Nossas Sombras” retrataram a história e a rotina do negro, no município. Alusiva à Semana da Consciência Negra, as imagens têm a autoria dos fotógrafos Aldo Toniazzo, Anthony Beux Tessari e Vibiana Cornutti de Lucena.

Organizada pela Câmara Municipal e pelo Instituto Memória Histórica e Cultural, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), a mostra foi lançada em 2013. Além das fotografias, um vídeo historiográfico foi exibido no plenário da Casa, no mesmo ano. Os 50 minutos do documentário “Questão de Pele” foram divididos em cinco partes: origens, trabalho, racismo, cultura (Clube Gaúcho) e ações afirmativas.

Dopo L’Alba: Um Novo Amanhecer – 140 anos da Imigração Italiana no RS
    As fotos em preto e branco da exposição “Dopo L’Alba: Um Novo Amanhecer – 140 anos da Imigração Italiana no RS”, de 2015, rompem com o estereótipo do típico imigrante italiano. Os personagens das 80 imagens são descentes de imigrantes italianos que chegaram ao Rio Grande do Sul no século 19.

Assinadas pelos fotógrafos Aldo Toniazzo, Bruno Alencastro, Jefferson Botega e Tadeu Vilani, as fotografias revelam novas nuanças, colocando em diálogo as raízes do ontem com a contemporaneidade. Os profissionais expõem um retrato inacabado de gerações que há 140 anos continuam a se reinventar e a conviver com outras etnias e com distintas realidades oferecidas pelo mundo atual.

Em Nome de Todxs
    Em 2016, a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança (CDHCS) do Parlamento caxiense lançou a exposição fotográfica “Em Nome de Todxs”. A iniciativa propôs reflexões à população caxiense em torno da convivência com a diversidade.

A mostra, com 30 fotos assinadas por Mario André Coelho e produção de Fábio Borges e Mônica Montanari, teve apoio da Organização Não Governamental (Ong) Construindo Igualdade. Em suas imagens, o profissional retratou que, por trás do estereótipo social da população LGBT, existem indivíduos com vida normal, inseridos no cotidiano de casa, trabalho, família e relações afetivas.

Guardiãs da Terra
    A mais recente exposição organizada pelo Legislativo tem como título “Guardiãs da Terra” e valoriza os fazeres e os saberes da mulher do campo. A partir de um projeto da Assessoria de Comunicação da Casa, com aval da Mesa Diretora 2021, as imagens foram registradas pelo fotógrafo Gabriel Lain e contam com texto da jornalista e servidora pública Vania Marta Espeiorin. Também revelam o dia a dia de quem faz da agricultura e da pecuária razões de seu viver pessoal e profissional.

27/01/2022 - 12:16
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Ana Paula Rech

Ir para o topo