Voltar para a tela anterior.

Mônica Montanari é agraciada com o título de Cidadã Caxiense

A homenageada tem se notabilizado pela militância contra a violência às mulheres


A advogada Mônica Montanari é a mais nova Cidadã Caxiense. Em sessão solene da Câmara Municipal de Caxias do Sul, realizada na noite desta segunda-feira (13/12), no plenário da Casa, ela foi reconhecida, sobretudo pela militância contra a violência às mulheres. A proposição do título resultou de iniciativa da vereadora Denise Pessôa, com as assinaturas e a aprovação dos demais parlamentares. A condução dos trabalhos de hoje coube ao vice-presidente do Parlamento local, vereador Elisandro Fiuza. Na cerimônia, fizeram-se presentes o deputado estadual Gilberto Pepe Vargas e a titular da Coordenadoria da Mulher, Tamyris Padilha, que representou o prefeito Adiló Didomenico.

A partir da tribuna, a vereadora Denise fez o pronunciamento em nome do Legislativo. Contou boa parte da trajetória de vida e de profissão da homenageada. Salientou o trabalho dela, em favor das mulheres e dos direitos humanos em si. A solenidade contou, ainda, com a apresentação musical da dupla Tai Gonçalves e Scheila Xavier.

Depois de receber a honraria do Legislativo, a advogada Mônica fez agradecimentos a partir da tribuna. Destacou trechos da música “Maria, Maria”, composta por Fernando Brant e Milton Nascimento. Lamentou o fato de, no último final de semana, em Caxias, terem sido registradas seis prisões em flagrante, relativas à violência doméstica, ao infringirem a Lei Maria da Penha. “Nesse tempo todo, busquei criar empatia por meio do atendimento a muitas mulheres em situações assim. Que, um dia, o Legislativo reflita os 52% de representação feminina, no eleitorado local”, observou a homenageada.

Conheça a homenageada

Mônica é natural de Antônio Prado, nasceu em 18 de março de 1966 e é filha de Sônia Maria Montanari e Délgio Antônio Montanari. Sua representatividade é marcante desde a infância, quando foi uma das fundadoras do grêmio estudantil na escola que estudava.

Em 1981, a advogada veio para Caxias do Sul, para estudar no Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendonza e em seguida na Universidade de Caxias do Sul (UCS), onde cursou Direito. Até 1987, Mônica intercalava a moradia e trabalho em Antônio Prado e os estudos a noite em Caxias.

Mônica é uma referência na área do Direito de Família, mas também em prol dos Direitos das Mulheres e ao Combate à Violência de Gênero. Atualmente, a advogada é representante da Ordem dos Advogados no Brasil (OAB), junto ao Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres.

13/12/2021 - 21:01
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo