Voltar para a tela anterior.

Vereador Juliano Valim participa de reunião sobre Saúde Pública

O tema da reunião foi o colapso do Sistema de Saúde em Caxias do Sul


Nesta segunda-feira (13/12) o vereador Juliano Valim/PSD, e sua assessoria, participaram de reunião pública, no plenário da Câmara de Vereadores, a respeito da situação da Saúde Pública na cidade. A reunião ocorreu com o objetivo da Secretaria da Saúde fazer esclarecimentos ao Legislativo e a população caxiense sobre quais medidas estão sendo tomadas com o intuito de resolver o colapso que o segmento se encontra.

Segundo a secretária da pasta, Daniele Meneguzzi as providências cabíveis ao Município para sanar o problema da falta de médicos (deficit de 21 profissionais), estão sendo tomadas, como os mutirões de atenção básica, parcerias com outras entidades, abertura de concurso para médicos (carga horária 20 horas para início de 2022), contratações emergenciais de médicos (carga horária 40 horas) e inscrição no Programa Médicos do Brasil (espera-se a contratação de mais 11 médicos para 2022).

Daniele também pediu ajuda aos vereadores, que intercedam junto as Câmaras de Deputados Estadual e Federal para que seja equalizado o Teto MAC (Médio e Alta Complexidade) do município, assim podendo vir mais recursos para a cidade, este Teto está defasado segundo a Secretária.

Já a Coordenadora Estadual de Saúde, Cláudia Daniel colocou, que o Estado está lançando um novo programa chamado Cirurgia Mais, onde os hospitais poderão se inscrever e se capacitar para fazer mais cirurgias através de verbas estaduais.

O encontro contou também com a presença do Diretor do Hospital Geral, Sandro Junqueira, que explanou a situação de falta de espaço ao qual o HG está enfrentando, não há mais leitos vagos e com a ampliação do hospital, apenas resolverá a situação de pacientes que já estão aguardando leito na própria entidade. Participou também a diretora do Hospital Virvi Ramos, Cleciane Doncatto Simsen, que por sua vez colocou que o hospital está buscando a habilitação para Oncologia e Hemodialise, o que será um respiro para a cidade, diminuindo um pouco a fila de espera para estas especialidades. Representantes do Hospital Pompéia também foram convidados, porém não se fizeram presentes.

O vereador Juliano Valim em sua fala, demostrou sua preocupação com a situação, se colocando a disposição de fazer uma indicação ou carta aos governos Estadual e Federal, onde todos os vereadores possam assinar, pedindo a agilidade na questão da equalização do Teto MAC e na liberação das habilitações ao Hospital Virvi Ramos.

Também foi discutido a possibilidade do município construir um Hospital próprio e de pedir ajuda aos demais 48 municípios abrangentes, os quais usam os serviços de saúde de Caxias do Sul.

Se fizeram presentes também os Vereadores integrantes da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, Rafael Boeno/PDT, Olmir Cadore/PSDB, Zé Dambros/PSB, Renato Oliveira/PCdoB, a Diretora do DACRA, Marguit Meneguzzi, o Dr. Mario Taddeucci, o Presidente do Conselho de Saúde do Município, Alexandre Silva e a Vereadora Tatiane Frizzo.

Obs: Segundo dados da Secretaria de Saúde são 8.160 pessoas esperando para cirurgia, 8.700 para exames e 39.000 para consultas, em Caxias e municípios abrangentes.

13/12/2021 - 14:38
Gabinete vereador Juliano Valim/PSD
As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo