Voltar para a tela anterior.

Em um ano, projeto Agro Fraterno do vereador Fantinel distribui mais de 134 toneladas de hortifrúti para famílias em vulnerabilidade social

Projeto, que conta com ajuda de 13 produtores rurais, atende em média 700 famílias semanalmente


Solidariedade e amor ao próximo marcaram a posse de Sandro Fantinel/PATRIOTA como vereador de Caxias do Sul. Poucos dias depois de ter assumido o cargo no Legislativo, o parlamentar criou o projeto Agro Fraterno, que teve sua primeira edição em 09 de janeiro. Do primeiro mês do ano até 11 de dezembro, já foram distribuídas 134,4 toneladas de hortifrúti para as famílias em vulnerabilidade social no município. 

"Estou muito contente em saber que no meu mandato tenho feito ações que impactam diretamente a vida das pessoas. De janeiro para dezembro, estamos ajudando em média 700 famílias em vários pontos da cidade. O meu projeto tem levado alimentos ao pai e a mãe desempregados que em muitas ocasiões não têm como dar comida aos seus filhos. É uma honra poder ajudar esses trabalhadores", enaltece Fantinel. 

Os alimentos arrecadados pela ação solidária são encaminhados semanalmente às pessoas cadastradas. Atualmente, o projeto conta com a parceria de 13 produtores, que realizam doações de frutas e verduras. Os alimentos apresentam alguma deformidade, mas ainda são bons para o consumo. Um caminhão contratado pelo vereador Fantinel passa nas propriedades rurais de Fazenda Souza para recolher os donativos e os encaminhar até o ponto de distribuição, localizado na Avenida Júlio de Castilhos, 3285, no bairro Cinquentenário. No local, os líderes comunitários, escolhidos pela equipe de Fantinel e que possuem cadastro no programa vão até a sede do projeto para pegar as doações, repassando às famílias cadastradas. 

Segundo um dos coordenadores do Agro Fraterno, Joares Paproski, a iniciativa alcança 28 bairros de Caxias, além de auxiliar instituições de caridade como Anjos Voluntários e Paz e Bem. O organizador explica que o critério para cadastramento das pessoas passa pela renda familiar de cada residência. "Depende muito da situação de cada família. Quando alguém consegue emprego, nos avisa e isso abre espaço para que possamos atender mais pessoas",  esclarece Paproski. 

A representante do bairro Reolon é a comerciante Zulma Anjos, de 64 anos. Ela distribui frutas e verduras do projeto para 80 famílias na sua comunidade. "O projeto tem feito muita diferença aqui no meu bairro. Hoje com toda a dificuldade que as pessoas têm para conseguir emprego, o Agro Fraterno está matando a fome de muitos moradores", relata. 

A comunidade do bairro Planalto também não ficou de fora do Agro Fraterno e recebe as doações do projeto do vereador Fantinel. Quem coordena a distribuição na localidade é a dona de casa, Isabel Bonatto, 53 anos. A líder comunitária entrega semanalmente cestas para 27 famílias necessitadas e está vislumbrando o impacto do programa na vida dos caxienses. De acordo com Isabel, o parlamentar do Patriota tem mudado a imagem ruim dos políticos que a população carrega na sua cultura. "O povo ainda esta acreditando que há pessoas boas no mundo e que nem todos os políticos são exemplos negativos. Ao contrário, ainda temos representantes de bom caráter e que pensam na comunidade como é o caso de Fantinel", conclui. 

Tanto os empresários que desejam auxiliar na iniciativa, doando hortifrúti, como representantes comunitários, que não estão cadastrados, podem entrar em contato pelo telefone (54) 9.8169-3552. Os interessados também têm a possibilidade de entrar em contato diretamente na Câmara (no gabinete do vereador), localizada na Rua Alfredo Chaves, 1323, no bairro Exposição.  

13/12/2021 - 10:59
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo