Voltar para a tela anterior.

CAE celebra homenagem da Câmara caxiense com maracatu

Crianças e adolescentes do bairro Euzébio Beltrão de Queiroz fizeram a dança após receber a Comenda Percy Vargas de Abreu e Lima, nesta sexta-feira (10/12), Dia dos Direitos Humanos


A Associação Criança e Adolescente no Esporte Euzébio Beltrão de Queiroz (CAE) celebrou a homenagem concedida pela Câmara Municipal de Caxias do Sul nesta sexta-feira (10/12) ao som de maracatu, ritmo popular da tradição afro-brasileira. Eles contagiaram o público com canto e dança após receber a Comenda Medalha Percy Vargas de Abreu e Lima, neste Dia dos Direitos Humanos.

A solenidade foi conduzida pelo presidente do Legislativo, Velocino Uez/PTB, e a vereadora Estela Balardin/PT fez o pronunciamento representando a Câmara. “Emociono-me ao vê-los porque frequentei um serviço de convivência que me ensinou a me amar e a compreender a infinidade de possibilidades que existem. Desejo que cada um de vocês possam fazer a transformação que quiserem neste mundo. E que possamos ter um mundo sem desigualdade social”, defendeu Estela. A vereadora, que também é presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Casa, fez questão de entregar um certificado de gratidão a cada um dos integrantes do grupo.

A atual coordenadora do CAE, Gabriela Ghellere, também emocionada, avalia a honraria do Parlamento como um reconhecimento ao esforço diário de quem participa e de quem está à frente do CAE. Atualmente, a associação atende a 76 crianças e adolescentes com atividades de arte, esporte, lazer e cidadania. “Essas crianças e adolescentes são nosso futuro. A sementinha que a gente deixa é a de que podem ir além, ampliar horizontes. A gente incentiva, cobra, impõe limites e dá amor”, ressaltou Gabriela.

A dirigente salientou o impacto coletivo da homenagem, recordando que muitas pessoas ajudaram a construir o CAE e que a atual equipe está dando continuidade. Observa que as crianças são seres em desenvolvimento e que aprendem com os educadores sociais, assim como os educadores aprendem com cada uma das crianças e adolescentes. “É bom receber esse presente, por isso a gente aceita, acolhe e agradece”, frisou Gabriela.

Presidente de honra do projeto, Nelci Vuelma disse ter o CAE no coração e que sente orgulho da educação partilhada e do profissionalismo de quem passou pelo projeto. Ele recordou que tudo começou pequeno e foi crescendo. Hoje, há um espaço próprio, com biblioteca e com uma cozinha sendo reformada. Diante disso, pediu a colaboração de todos para manterem e cuidarem da estrutura.

Ao final da sessão solene, o presidente Velocino disse que o ânimo das crianças e dos adolescentes ajuda a recarregar a energia. O parlamentar se manifestou nesse sentido após a apresentação feita pelos integrantes do CAE, com supervisão do educador social Edson da Silva Coelho e dos demais educadores presentes no evento.

A entrega da Comenda Medalha Percy Vargas de Abreu e Lima é de autoria da Mesa Diretora 2021. O requerimento 66/2021, que estabelece a distinção deste ano, foi aprovado pela unanimidade do Parlamento caxiense, no início deste mês.

Conheça a Associação
O projeto CAE surgiu em 2006 motivado pelos graves problemas sociais gerados pelo uso abusivo de drogas na comunidade de Beltrão de Queiroz, bairro de Caxias do Sul. A partir dele, mostrou-se novas possibilidades para as crianças e adolescentes. O projeto foi criado como uma intervenção educativa e contrapondo a situação de vulnerabilidade da comunidade.

10/12/2021 - 18:51
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo