Voltar para a tela anterior.

Reunião vai debater situação da saúde pública em Caxias do Sul

Encontro promovido pela Comissão de Saúde do Legislativo ocorrerá nesta segunda-feira, dia 13 de dezembro, e terá a presença de gestores de hospitais e de órgãos públicos de Caxias do Sul e da Região


Na próxima segunda-feira (13/12), às 9h, o Legislativo caxiense receberá no plenário uma reunião para tratar da saúde pública, tema que tem cada vez mais preocupado a comunidade e também os gestores dos hospitais que atendem pelo SUS em Caxias do Sul e Região e o poder público. O encontro foi proposto pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente do Legislativo (CSMA), presidida pelo vereador Rafael Bueno/PDT. O encontro terá transmissão pela Câmara e redes sociais do Legislativo.

De maneira enfática, Bueno tem comentado sobre os graves números da saúde pública. O parlamentar tem recebido diversos pedidos de moradores para encaminhamentos de consultas, exames e cirurgias. Em razão disso, resolveu promover a reunião, que terá a presença dos gestores dos principais hospitais de Caxias do Sul, da Secretaria Municipal da Saúde e da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde.

Um dos principais pontos da reunião será a discussão sobre os números da saúde em Caxias do Sul e que têm sido apontados pelo vereador: mais de 40.000 pessoas aguardam por consulta com especialistas, enquanto 9.000 esperam exames e 8.200 estão na fila por cirurgias eletivas em diversas especialidades. Apenas na traumatologia, quase 2.000 pessoas esperam procedimentos cirúrgicos.

O vereador tem ressaltado que é necessário buscar uma alternativa urgente.

"Com a pandemia, esses números ficaram ainda mais represados", destacou Bueno.

Na semana passada, os cinco vereadores que integram a CSMA fiscalizaram o atendimento nas duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Caxias do Sul (Central e Zona Norte), quando verificaram de que forma as pessoas estão sendo atendidas, tempo de espera e escalas e serviços prestados pelos servidores, entre outras situações. Algumas constatações verificadas serão também tratadas na reunião pública desta segunda-feira.

Além do vereador-presidente Rafael Bueno, compõem a CSMA os parlamentares Adriano Bressan/PTB, Olmir Cadore/PSDB, Renato Oliveira/PCdoB e Zé Dambrós/PSB. 

Texto: Jornalista Daniel Corrêa - Mtb 12.672

10/12/2021 - 11:24
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo