Voltar para a tela anterior.

Dagoberto Vanoni de Godoy recebe do Legislativo o título de Cidadão Emérito

Além de referência como pneumologista, o homenageado nutre apreço pela música


O pneumologista Dagoberto Vanoni de Godoy é o mais novo Cidadão Emérito de Caxias do Sul. Em sessão solene do Legislativo caxiense, realizada na noite desta quarta-feira (08/12), no plenário da Casa, ele recebeu a horaria. Idealizada pela vereadora Tatiane Frizzo, a concessão havia sido aprovada na plenária de 25 de novembro passado. A condução dos trabalhos de hoje coube ao presidente da Câmara Municipal, vereador Velocino Uez. O secretário do Urbanismo, João Uez, representou o prefeito Adiló Didomenico na solenidade.

A partir da tribuna, a vereadora Tatiane fez o pronunciamento em nome do conjunto dos vereadores. Na ótica dela, além de toda a competência no exercício da Medicina, Godoy se notabiliza ao fazer tudo com muito amor. Ressaltou que, ao mesmo tempo em que continua fazendo a diferença na vida das pessoas, o homenageado nutre apreço pela música.

Como forma de homenagem, foi exibido um vídeo, com declarações de familiares, amigos e colegas de Godoy. Em sua manifestação, o violonista Lúcio Yanel enalteceu que a sensibilidade artística do homenageado pode ser conferida ao piano. Ao término da cerimônia, Yanel se apresentou ao violão, em cujas cordas dedilhou “El condor pasa”, música do peruano Daniel Alomía.

Depois de receber o título de Cidadão Emérito, Godoy também ocupou a tribuna para breves agradecimentos. Referiu-se à família, à honra de ser homenageado pela Câmara e à sua amizade com Yanel. Mencionou, ainda, momentos da sua trajetória de vida e profissional.

O homenageado

Dagoberto Vanoni de Godoy tem 59 anos. É casado e pai de duas filhas. Cursou medicina na Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas em Porto Alegre, cidade onde também fez residência médica em pneumologia. Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o médico cursou mestrado e doutorado. Já na Universidade de Caxias do Sul (UCS), o pneumologista concluiu a sua especialização em Medicina do Esporte e, atualmente, faz parte do corpo docente do curso de Medicina.

Profissionalmente, Dagoberto é reconhecido pelos seus trabalhos, entre eles, a realização do primeiro transplante pulmonar da América Latina, em 1989. Também fundou, em 2009, o Programa de Reabilitação Pulmonar da UCS em conjunto com a sua mulher, Rossane Frizzo de Godoy.

08/12/2021 - 21:58
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo