Voltar para a tela anterior.

Estela Balardin evidencia a atuação e o papel da Comissão de Direitos Humanos

Presidente do grupo parlamentar, a vereadora ressaltou a importância dos serviços básicos à população


A vereadora Estela Balardin/PT utilizou o grande expediente da sessão desta quarta-feira (08/12) para evidenciar a atuação e o papel da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC), por ela presidida em 2021. A petista, que é acadêmica de Serviços Sociais, fez uma retrospectiva de ações do grupo parlamentar, que trabalha na garantia de direitos básicos à população, como alimentação, saúde e educação, por exemplo. “Independentemente do credo, da cor, do gênero, da classe social, existem direitos básicos que devem ser garantidos de forma igualitária a toda população”, defendeu Estela.

Informação e políticas sociais são chaves para um mundo mais igualitário, de acordo com a petista. Destacou que é fundamental que as pessoas, ao adquirem acesso a algum direito básico, saibam reconhecer que aquilo lhes é legítimo, e não um favor. “Um dos meus compromissos é fazer com que as pessoas consigam ter a percepção da sua dignidade humana. Não é um favor que fazemos, é só a garantia de acesso aos direitos humanos”, salientou.

Segundo Estela, muitas vezes as pessoas tem a impressão de que os direitos humanos defendem apenas uma classe ou recorte da população, devido à desigualdade social presente na sociedade. Ela explicou, no entanto, que se nem todos têm acesso aos direitos básicos quem mais precisa de auxílio são justamente as pessoas em vulnerabilidade social.

A vereadora disse que o relatório anual da Comissão, a ser finalizado em breve, já passa de vinte folhas, contendo iniciativas e avanços na garantia de direitos. Estela ainda agradeceu e frisou o empenho dos colegas-parlamentares que compõem a CDHC. São eles Clóvis de Oliveira/PTB, Denise Pessôa/PT, Elisandro Fiuza/Republicanos e Renato Oliveira/PCdoB, além do assessor, Arthur Silva.

Por fim, Estela divulgou a última ação da Comissão neste ano. Em alusão ao 10 de dezembro, Dia Mundial dos Direitos Humanos, serão promovidos alguns encontros. O primeiro deles tratará sobre o direito à cultura, às 18h, na Sala de Cinema Ulysses Geremia, do Centro de Cultura Ordovás. O evento contará, também, com a presença da secretária da Cultura, Aline Zilli.

A programação continua na quinta-feira (09/12), com uma visita ao Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), e na sexta-feira (10/12), com a entrega da Medalha Percy Vargas ao projeto Associação Criança e Adolescente no Esporte Beltrão de Queiroz (CAE), às 14h, em sessão solene no plenário da Câmara.

08/12/2021 - 16:58
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Luca Roth

Ir para o topo