Voltar para a tela anterior.

Felipe Gremelmaier e Carlos Búrigo apoiam Associação de Galópolis para recuperar prédio histórico

Parlamentares se reuniram na edificação com a presidente da AMOG, Mara Patrício Pinto, a vice, Rosa Diligenti, a historiadora Liliana Alberti Henrichs e Edgar Rigon, ex-funcionário do lanifício


A Associação de Moradores de Galópolis (AMOG) ganhou apoio do vereador Felipe Gremelmaker/MDB e do deputado estadual Carlos Búrigo/MDB no movimento pela recuperação e ocupação do prédio do antigo Lanifício Sehbe S/A.

Nesta segunda-feira (06/12), os parlamentares se reuniram na edificação com a presidente da AMOG, Mara Patrício Pinto, a vice, Rosa Diligenti, a historiadora Liliana Alberti Henrichs e Edgar Rigon, ex-funcionário do lanifício.

Convidados pela associação, Felipe Gremelmaier e Carlos Búrigo expuseram ao grupo caminhos sobre como garantir a preservação do imóvel por meio do Poder Público. Os parlamentares agendaram encontro para tratar da situação com o prefeito Adiló Didomenico/PSDB.

Já está em andamento um processo de tombamento junto ao Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (Compahc). A AMOG também desenvolve para o espaço o CCCG, Projeto de Implantação do Centro Comunitário e Cultural Galópolis.

“É imensurável o valor histórico desse prédio, que guarda muito a história do desenvolvimento de Caxias do Sul. É uma tristeza vê-lo se deteriorando. O Poder Público e a comunidade de Galópolis precisam preservá-lo, para voltar a sediar as mais variadas atividades e contribuir para o turismo no bairro, com o Museu de Território”, comentou o vereador.

Pertencente ao Município, o prédio foi interditado em 2019 pelas más condições de infraestrutura. Na época, atividades e serviços desenvolvidos no local pela comunidade foram interrompidos. A AMOG está mobilizada pela recuperação e reocupação.

O imóvel foi inaugurado em 29 de janeiro de 1898. Na época, sediava uma pequena tecelagem que, sem sucesso industrial, foi vendida em 1907, e transformou-se no Lanifício Chaves Irmãos e Cia.

Em 1979, a fábrica foi adquirida por outro grupo e passou a se chamar Lanifício Sehbe S/A. Com a saída do lanifício, a estrutura passou a sediar eventos sociais, como almoços, bailes e outras festas, e atividades comunitárias.

06/12/2021 - 16:41
Gabinete do Vereador Felipe Gremelmaier/MDB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo