Voltar para a tela anterior.

Velocino Uez enaltece o trabalho da mulher do campo

Colono, o presidente da Câmara também demonstrou preocupação com o futuro da agricultura familiar


A importância do trabalho de agricultores, especialmente das mulheres do campo, e a luta diária por melhores condições de serviço e qualidade de vida foram reverenciadas pelo presidente da Câmara Municipal, parlamentar Velocino Uez/PTB, na sessão desta quarta-feira (1°/12). Também agricultor, e um dos representantes da classe no Parlamento caxiense, Uez ainda ressaltou as dificuldades enfrentadas por esses trabalhadores.

O vereador iniciou sua manifestação comemorando a exibição, durante a plenária, do documentário Guardiãs da Terra, produção da TV Câmara que traz vivências de mulheres em localidades do interior de Caxias do Sul. “Vocês viram, colegas, um pouco do que é a representatividade da mulher na zona rural. Vimos um pouco do que é estar lá. Mas a minha preocupação é: até quando vamos ter isso?”, indagou o presidente, referindo-se ao futuro do trabalho no campo.

O petebista reconhece as modernizações no agro e onquistas, como, segundo ele, Caxias do Sul ser a cidade que mais produz hortifrúti no Estado. No entanto, alerta para possibilidades de escassez de alimentos, em função do êxodo na agricultura familiar e da desvalorização do trabalho de setor primário. “A primeira coisa que vem na mente depois de acordar é o alimento, graças ao trabalho dessas aguerridas agricultoras e agricultores”, pontuou Uez.

Segundo o vereador, são necessários maiores investimentos do poder público à infraestrutura, aos serviços básicos e à geração de renda, tornando a profissão mais atrativa aos jovens e justa aos trabalhadores das áreas rurais.

A demora no reconhecimento dos direitos da mulher, em promoção da igualdade, também foi lembrada. “A mulher da zona rural só foi reconhecida na constituição de 1988, podendo se aposentar com um salário mínimo. Cadê a hora extra da mulher rural? Cadê os adicionais de insalubridade e de periculosidade? Ainda há muito a avançar”, criticou o presidente.

Os vereadores Adriano Bressan/PTB, Gladis Frizzo/MDB, Olmir Cadore/PSDB, Ricardo Daneluz/PDT e Sandro Fantinel/PATRIOTA fizeram colocações a favor da pauta trazida pelo presidente do Legislativo.

01/12/2021 - 15:42
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luca Roth

Ir para o topo