Voltar para a tela anterior.

Vereadores e equipe funcional se mobilizam pela prevenção e combate à Aids

Neste 1º de dezembro, dia internacional de luta contra a doença, servidores e parlamentares usaram roupas em tom vermelho


Vereadores e equipe funcional da Câmara vestiram roupas em tom vermelho, simbolizando o apoio à mobilização pela prevenção e combate à Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). Nesta quarta-feira (1º/12), início do chamado Dezembro Vermelho, é lembrado o dia internacional de luta contra a doença, criado em 1987, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em uma assembleia na Organização das Nações Unidas (ONU).

A data tem como objetivo conscientizar a população sobre a doença. Outra finalidade é informar sobre sintomas, prevenção, perigos e como combater o preconceito contra os portadores do HIV, o vírus humano de imunodeficiência.

De acordo com dados divulgados via UNAIDS, que é o programa das Nações Unidas lançado em 1996 e que tem a função de criar soluções e ajudar nações no combate à AIDS, 690 mil pessoas morreram de doenças relacionadas à AIDS em 2020, no mundo.

A AIDS pode ser transmitida através do contato de fluídos corporais do infectado com o sangue de uma pessoa saudável, por meio de relações sexuais, sem preservativo (camisinha), transfusões de sangue ou compartilhamento de seringas e agulhas. Ao contrário do que muitos pensam, beijo de língua, abraços ou contatos com a pele da pessoa portadora do HIV não transmitem a doença.

01/12/2021 - 13:01
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo